Serviço de coleta de lixo tem mudança em Morro da Fumaça
Mudanças no cronograma de recolhimento de rejeitos do município passam a valer a partir desta segunda-feira, dia 20
O cronograma de coleta de lixo residencial e comercial de Morro da Fumaça passará por mudanças a partir desta segunda-feira, 20. A alteração atende a reivindicações da população e acontece mediante a homologação do novo contrato com a empresa Racli Limpeza Urbana, atual prestadora do serviço e vencedora da licitação realizada no mês de novembro.
A ampliação do números de vezes que os caminhões irão passar em alguns bairros e também na área rural, que passará a ter duas coletas na semana, são algumas das mudanças previstas. “Pedimos que os fumacenses observem o cronograma de horários, para que possam se organizar nesta fase de transição, e ao mesmo tempo pedimos a colaboração de todos nestes primeiros dias”, pontua o prefeito, Agenor Coral.
Confira o cronograma
O recolhimento do lixo nas ruas João de Rochi, 20 de Maio e Prefeito Virgínio Maccari, nas quais está concentrada a maior parte do comércio da cidade, também passará por melhorias. “A partir de agora o comércio terá coleta diária, entre 10 e 11 horas. Essa é uma reivindicação antiga dos comerciantes, que muitas vezes precisam armazenar os rejeitos nos estabelecimentos, sem ter espaço adequado para isso”, justifica o vice-prefeito, Eduardo Guollo.
A escala de coleta seletiva não sofrerá alterações, continuará ocorrendo de acordo com o habitual. William Bruning, coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), setor que responde pelo serviço de limpeza urbana no município, destaca que o sucesso da logística estabelecida depende da colaboração da comunidade.
“Pedimos que os moradores separem os rejeitos e façam o descarte de forma correta. O mesmo vale para o momento de colocar nas lixeiras. Se as bolsas ficam próximas ao chão os animais podem rasgar, o lixo se espalhar – gerando transtorno para todos, então o uso de lixeiras resistentes com tampa ou fixas a uma certa altura em relação ao chão é o ideal”, detalha e o profissional, ao salientar que o esclarecimento de eventuais dúvidas ou denúncias podem ser realizados através do canal de atendimento via WhatsApp (48) 48 9.9610-2790.
A licitação realizada neste ano, cumpre uma obrigação legal do Governo Municipal em realizar a renovação do contrato a cada 5 anos. A formalização do atual contrato ocorreu na manhã da última sexta-feira, dia 17.