Notícias de Criciúma e Região

Serviço Aeromédico: um socorro de “Fórmula 1” na região

A assinatura do contrato com a empresa Ozz Saúde que vai operar no Serviço Aeromédico (Sarasul) aconteceu nesta tarde, 9, na sede da Amrec. O serviço entra em funcionamento a partir do dia 21 de dezembro, com atuação em toda a Mesorregião Sul Catarinense (Amrec, Amesc e Amurel), assegurando serviços de urgência e emergência gratuita exclusiva aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Com gestão de Samu há mais de dez anos e experiência em gestão de aeromédico em Santa Catarina e outros estados, o médico e diretor técnico da Ozz Saúde, Felipe José Frade Pinheiro, informou que a proposta é de trazer qualidade dentro das novas normas da Agência Nacional de Aviação Civil  (Anac). “Teremos uma equipe de médicos e enfermeiros extremamente capacitados com equipamento de ponta e atendimento ágil com qualidade de uma UTI Móvel”, garante.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli, trata-se de uma vitória. “Irá atender um milhão de pessoas e salvar vidas. Com a união de forças conseguimos colocar o serviço em prática”, disse ele fez parte da Comissão para implantar o Sarasul.

O serviço terá contrato de 12 meses, onde a empresa fornecerá o pessoal e os materiais médicos e medicamentos. Estão previstos na operação um médico e um enfermeiro que ficarão de prontidão por 12 horas na base do Saer sete dias por semana. O contrato ainda prevê um farmacêutico disponível por 20 horas semanais.

O delegado do Saer, Gilberto Mondini, explicou que a partir de agora será feito o treinamento de ambientação dos profissionais selecionados e concluído isso, inicia-se a operação. “Vamos ter um serviço que irá salvar vidas e minimizar sequelas. Além do médico chegar na vítima para fazer os procedimentos o mais rápido possível já que a aeronave é uma UTI Móvel. A vítima poderá ser transferida de forma mais rápida para um centro de referência no caso o Hospital São José”, disse ele.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario (CIM-Amrec), o prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, destaca que o Sul do estado teve uma grande conquista, após um trabalho de dois anos. “Temos um Fórmula – 1 na urgência e emergência. É um dia histórico”, considera.

Você também pode gostar