Sabia que a designer que criou famoso logo da Nike ganhou $35? ConheƧa essa e outras curiosidades da tradicional empresa
A Nike Ć© uma marca consolidada hĆ” muitos anos e em vĆ”rios paĆses. Ela ganhou admiradores no mundo inteiro e Ć© referĆŖncia quando se trata de roupas, calƧados e acessĆ³rios esportivos. No entanto, pouco sabemos sobre os detalhes desse gigante dos esportes. VocĆŖ provavelmente conhece a marca, mas serĆ” que jĆ” ouviu falar nas curiosidades sobre a companhia? ConheƧa na coluna de hoje algumas curiosidades reveladoras sobre a Nike.
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No inĆcio tinha outro nome
O primeiro nome da marca foi Blue Ribbon Sports. Ela foi fundada pelo atleta Phil Knight e seu treinador, Bill Bowerman, com o objetivo de oferecer calƧados mais leves e confortƔveis aos atletas. Isso foi em 1964. Pouco mais de dois anos depois, abriram sua primeira loja, em Santa MƓnica.
O famoso logotipo Ć© baseado nas asas da deusa Nice
Imagine que vocĆŖ criou um dos logos mais famosos e bem-sucedidos do mundo. VocĆŖ deve ter se imaginado imediatamente milionĆ”rio, certo? Mas nĆ£o foi o caso da designer americana Carolyn Davidson, responsĆ”vel por criar o icĆ“nico logo da Nike.
Inicialmente, ela sĆ³ recebeu 35 dĆ³lares pelo trabalho. A fama e o reconhecimento sĆ³ vieram tempos depois. E a Nike nĆ£o gastou milhƵes de dĆ³lares e muitos meses pensando no logo perfeito. Tudo foi trabalho de uma Ćŗnica pessoa e algumas horas.
Em 1971, antes que o nome da empresa mudasse, quando ainda era Blue Ribbon Sports, a jovem Carolyn era uma estudante de design grĆ”fico da Portland State University. Ela conheceu, entĆ£o, Phil Knight, um professor assistente da universidade que estava criando uma nova companhia de tĆŖnis esportivos e precisava do seu logo. Essa empresa viria a ser a Nike. Phil pagou dois dĆ³lares por hora para a jovem estudante desenhar a marca do seu negĆ³cio.
Carolyn veio com a ideia do Nike Swoosh, a marca de āchecadoā ou ācorretoā que indicava movimento e velocidade. TambĆ©m parecia uma asa, que remetia Ć deusa grega Nike, a deusa da vitĆ³ria. Ela mostrou cinco projetos, mas o escolhido foi o inspirado pelas asas da deusa grega Nice, que ela gastou apenas 17 horas e meia no projeto, e recebeu 35 dĆ³lares. Ainda demoraria alguns anos para que todos percebessem o quanto aquele simples sĆmbolo representaria para a histĆ³ria do design e do marketing.
Mais tarde, em 1983, a sua contribuiĆ§Ć£o essencial para a Nike foi reconhecida: ganhou uma festa surpresa em sua homenagem. Ela ainda recebeu 500 aƧƵes da empresa e foi presenteada com sĆmbolos da marca em forma de chocolate e um anel de ouro e diamantes que trazia, claro, o Nike Swoosh.
Seu nome tem ligaĆ§Ć£o com uma deusa grega
Em 30 de maio de 1971, a empresa mudou seu nome finalmente para Nike, inspirada na deusa grega Nice, que personificava a vitĆ³ria. A ideia foi de um funcionĆ”rio da empresa, pouco antes de Phil Knight patentear a marca como āDimension Sixā.
O primeiro par de tĆŖnis de corrida foi inspirado em um waffle
A ideia do primeiro par de tĆŖnis da Nike para corridas nasceu no cafĆ© da manhĆ£ de um dos co-fundadores da marca, Bill Bowerman. Era 1970, e o treinador estava focado na criaĆ§Ć£o de um tĆŖnis adequado para corrida quando decidiu desenvolvĆŖ-lo baseado em um Waffle.
O slogan Ć© inspirado na frase de um prisioneiro
Dan Wieden, anunciante da Wieden + Kennedy que criou o slogan de sucesso Just Do It em 1988, contou em uma entrevista que, quando pensava em possĆveis frases, veio Ć mente as palavras de Gary Gilmore, um condenado Ć pena de morte em Portland, cuja Ćŗltima frase dita foi: āVamos fazerā.
Os Beatles ajudaram a marca a ganhar milhƵes de dĆ³lares
Uma propaganda da Nike em 1987 para divulgar o Air Max foi a primeira a usar a mĆŗsica āRevolutionā dos Beatles em um comercial de televisĆ£o. No entanto, a imprensa e a Apple Records consideraram que a mĆŗsica havia sido usada sem a permissĆ£o dos Beatles. Mas tudo logo foi resolvido, com a condiĆ§Ć£o de que uma versĆ£o dos Beatles nĆ£o fosse usada novamente em um comercial.
O primeiro modelo fabricado pela marca foi um fracasso
Em 1971, o primeiro tĆŖnis da empresa foi chamado de āThe Nikeā e custava US $ 16,95. Mas sua estreia foi um fracasso ā o calƧado havia sido fabricado no ambiente quente do Novo MĆ©xico, mas nĆ£o havia sido testado em climas frios e Ćŗmidos. Para os atletas que o usavam no inverno, a sola se partia em dois. Logo o modelo foi deixado de lado e outros mais aprimorados chegaram.
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A desobediĆŖncia tornou possĆvel o modelo mais popular da marca
O Nike Huarache Ć© o modelo mais vendido no mundo e o segundo nos Estados Unidos. Em 1991, seu protĆ³tipo foi projetado por Tinker Hatfield e era considerado āesquisitoā. A novidade foi mal recebida e foi decidido que a ideia seria esquecida. Mas Tom Hartge, um dos gerentes de produto da marca, assinou um pedido para fabricar 5.000 unidades sem permissĆ£o e foi vendĆŖ-las para a Maratona de Nova York. Depois de trĆŖs dias de vendas, nĆ£o sobrou nenhum par. 500 mil pedidos chegaram em um mĆŖs.
Um design futurista
Em 1989, Tinker Hatfield, designer da Nike, foi convidado a criar um calƧado para o filme de Volta Para o Futuro II. Ele deveria ter caracterĆsticas futuristas e levou seis anos para ficar pronto. O Nike Mag foi entĆ£o criado, era uma cĆ³pia dos que Marty McFly usava em 1989 e incluĆa uma sola luminosa. Alguns anos depois, em 21 de outubro de 2015, a Nike lanƧou uma nova versĆ£o do Nike Mag. Michael J. Fox foi o primeiro a conseguir um.
Michael Jordan estava relutante em assinar um contrato
Jordan hoje Ć© um Ćcone da marca, mas nem sempre foi assim. No inĆcio, o jovem atleta nĆ£o queria assinar contrato com a empresa. Aparentemente, a estrela de basquete do Chicago Bulls nĆ£o gostou dos desenhos da marca e, alĆ©m disso, queria ser patrocinado por outra empresa de esportes. Dizem que Jordan viajou para o Oregon para encontrar Phil Knight por causa da insistĆŖncia da sua mĆ£e.
Propaganda de verdade
Ao contrĆ”rio de hoje, em que as mĆdias sociais sĆ£o Ć³timas para fazer propaganda, quando a Nike foi criada, os donos faziam propaganda porta a porta. Carregando os modelos recĆ©m-chegados do JapĆ£o em seus carros, eles iam atĆ© os atletas oferecer os tĆŖnis.
Origem japonesa
Inicialmente, a empresa nĆ£o fabricava seus prĆ³prios calƧados, mas distribuĆa tĆŖnis produzidos em seu paĆs pela Onitsuka Tiger, empresa fundada em 1949 com o objetivo de fabricar calƧados para jovens atletas do pĆ³s-guerra. Em 1964, quando o primeiro carregamento de sapatos chegou do JapĆ£o, Phil Knight, que viajara para as origens da empresa para convencer seus gerentes de que os Estados Unidos eram um bom mercado, se dedicou a vender os calƧados no porta-malas de seu carro.
A Netflix anunciou que farĆ” uma cinebiografia sobre Phil Knight, o criador da Nike.
O filme jĆ” estĆ” em fase de prĆ©-produĆ§Ć£o e tem como inspiraĆ§Ć£o o livro A Marca da VitĆ³ria: A Autobiografia do Criador da Nike, bestseller nos Estados Unidos. PorĆ©m ainda nĆ£o hĆ” data de previsĆ£o para o lanƧamento do filme.
Mas vocĆŖ pode conferir o documentĆ”rio Phil Knight: O Homem que conduz o mundo, que estĆ” disponĆvel no Amazon Prime, e conta a histĆ³ria do criador da Nike, que Ć© uma verdadeira montanha-russa de popularidade. Phil Knight foi um corredor na juventude, visionĆ”rio empreendedor e um ambicioso homem de negĆ³cios. Mostra como foi o ponta pĆ© inicial de Phil no ramo dos calƧados esportivos, inicialmente como representante da empresa japonesa Tiger nos EUA e posteriormente criando sua prĆ³pria marca.
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