Notícias de Criciúma e Região

Senai e SCGás formam primeira turma de instalador e convertedor de aparelhos a gás residencial

Curso com mais de 200 horas capacitou 17 profissionais

O Senai e a SCGás realizaram a formatura da primeira turma de instalador e convertedor de aparelhos a gás residencial em Criciúma. O curso com mais de 200 horas capacitou 17 profissionais para atuar na instalação e manutenção de instalações que utilizam gás natural residencial. A formatura aconteceu no auditório do Senai em Criciúma, na sexta-feira, dia 7.

O diretor-presidente da SCGás, Otmar Müller, destaca que a qualificação é importante não apenas pela formação para a instalação de novos equipamentos, mas para disponibilizar profissionais para a manutenção das unidades atendidas. “Ele é importante porque não é simplesmente instalar o gás num edifício. É preciso fazer adequação dos equipamentos já existentes, para que o uso seja eficiente e seguro. É um profissional que não existe no mercado e para que haja expansão do mercado precisamos formar profissionais qualificados”, salienta Müller.

Conforme informação divulgada pela SCGás no mês de maio, Criciúma lidera o consumo de gás natural em Santa Catarina, representando 37% dos mais de 26 mil clientes da SCGás. Atualmente, o volume consumido no município é de 8 milhões de metros cúbicos por mês, o que representa 17% do consumo da concessionária. No segmento residencial a cidade possui mais de 10.500 clientes, representando mais de 35% dos clientes residenciais da SCGás. No setor comercial e veicular, a cidade também se destaca, atendendo 115 estabelecimentos e 11 postos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV).

Por tudo isso a formação de mão de obra em parceria com o Senai tem sido um ponto estratégico, garantindo a formação de profissionais para esse mercado em crescimento. Para o gerente de operações do Sesi e Senai , Valmir Cabral da Silva Neto, a parceria forma profissionais atendendo a necessidade do setor industrial, onde mais uma vez o Senai oferece toda a sua estrutura para essa demanda.

O curso teve duração de 210 horas, onde os alunos conheceram desde a construção de rede, todo o sistema de instalação, conversão e manutenção de equipamentos. “Com essa qualificação eles estão aptos a fazer toda a instalação e conversão da parte interna dos clientes, que não é feita pela SCGás”, destaca o professor Monain André Souza.

A formatura contou com a presença de familiares, diretores da SCGás e equipe do Senai Criciúma.

Foto: Divulgação
Você também pode gostar