Seminário Regional de Educação para Relações Étnico-Raciais acontece nesta sexta-feira em Criciúma
Evento em alusão aos 20 anos da Lei 10.639/03 tem como objetivo socializar práticas antirracistas entre os municípios da Amrec
A Secretaria Municipal de Educação de Criciúma promove nesta sexta-feira (22), no auditório do Senac, o I Seminário Regional de Educação para Relações Étnico-Raciais. O principal objetivo é fortalecer práticas pedagógicas, destacar as ações realizadas nas escolas e promover a troca de experiências entre os municípios da região carbonífera.
O credenciamento do evento ocorre a partir das 8h, com abertura oficial às 8h30 e programação até às 17h. “A legislação inclui o ensino sobre a cultura e história afro-brasileira nas escolas, e nosso município tem avançado muito quando se trata de realizar ações para tornar o ambiente escolar mais inclusivo e igualitário”, afirma a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols.
Conforme a coordenadora do núcleo de apoio pedagógico (NAP), Silvana Bento, o seminário reafirma o compromisso do município em ser referência na implementação da Lei 10.639/03, evidenciando os avanços alcançados e os desafios superados ao longo de duas décadas. “Buscamos não apenas valorizar o que foi construído, mas também impulsionar novas práticas que promovam uma educação mais inclusiva, antirracista e comprometida com a diversidade cultural”, destaca Silvana.
Destaque em atuação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira
Em 2023, uma pesquisa organizada pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra objetivou verificar, em nível nacional, de que forma as secretarias municipais de Educação brasileiras buscam exercer ações para combater o racismo estrutural no ambiente escolar, colocando Criciúma e outros cinco municípios como referência na implementação da legislação. “O encontro consolida um espaço para o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva de práticas pedagógicas antirracistas. Além disso, o seminário evidencia o papel estratégico da educação na promoção da justiça social e na desconstrução do racismo estrutural, apontando caminhos para um currículo mais inclusivo e alinhado à pluralidade cultural brasileira”, relata a coordenadora do PMEDER, Andreza Fidelis.
A pesquisa expressa, ainda, que Criciúma já incluía o conteúdo de história afro-brasileira nos currículos das escolas municipais antes da legislação 10.639/03 entrar em vigor. A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc) e o Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnico-Racial (PMEDER), criados sob a Lei Complementar nº 69/09, são colocados como protagonistas da trajetória antirracista do município.
Programação
8h às 8h30 – credenciamento
8h30 às 10h – Apresentação cultural com o tema: Por que trabalhar a Lei nº 10.639/03?
10h30 às 12h – Temática: A implementação da Lei 10.639/03 nas Unidades de Ensino da Rede Municipal
13h às 15h – Apresentação cultural com a temática: Racismo estrutural
15h às 17h – Mesa temática: Impactos do racismo na escola, com a presença do:
– promotor de justiça Dr. Samuel Dal Farra;
– Prof. Varli Lucidônio, historiador, filósofo e cientista da religião;
– Profª. Andreza Fidelis, coordenadora do PMEDER;
– Prof. Luvens Ysral do projeto “Novos Caminhos”
– Profª. Silvana Bento, coordenadora do NAP da secretaria municipal de Educação.