Notícias de Criciúma e Região

Seminário da CNM capacita 575 novos prefeitos eleitos da Região Sul e de Mato Grosso do Sul

Esta foi a terceira rodada do evento, que tem o objetivo de qualificar os chefes do Executivo municipal que assumirão as prefeituras no entre 2025 e 2028. 

A sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi palco para a imersão de 575  prefeitos eleitos da Região Sul e do Mato Grosso do Sul no Seminário Novos Gestores. O evento, promovido pela entidade municipalista, recebeu ao todo mais de 870 participantes, que, durante os dias 25 e 26 de novembro, receberam capacitação em diversas áreas da administração local. Esta foi a terceira rodada do evento, que tem o objetivo de qualificar os chefes do Executivo municipal que assumirão as prefeituras no entre 2025 e 2028.

Nesta semana, a programação abordou os principais desafios da gestão municipal e apresentou mecanismos viáveis para um mandato bem-sucedido. A história do movimento municipalista foi relatada pelo presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, que também fez questão de destacar aos novos prefeitos os quatro pilares que sustentam a entidade: independência financeira, apartidária, de governo e capacidade técnica. “Nossa entidade cresce porque enfrentamos o conflito federativo, que é base da democracia”, salientou. “Nós temos uma estrutura de independência do governo de plantão e vamos continuar trilhando a questão do municipalismo, da defesa do cidadão”. reforçou.

“São 5.569 Municípios, 723 consórcios no Brasil, 200 entidades microrregionais. No Sul, é onde há mais consórcios”, comentou o presidente da entidade ao apresentar a estrutura do movimento municipalista. Ziulkoski falou ainda de sua alegria em poder receber os novos prefeitos de sua região na sede construída para a casa dos Entes municipais na capital federal.

Conhecimento técnico 

Temas do cotidiano do gestor municipal foram apresentados pela equipe da CNM aos participantes nas mais de 20 palestras durante os dois dias de evento. Além disso, os gestores tiveram acesso a um panorama do Executivo Municipal contendo as informações que serão essenciais para o início da gestão e também puderam esclarecer dúvidas com os especialistas da Confederação.

A Coletânea do Prefeito, contendo cartilhas nas áreas essenciais para a administração municipal, foi entregue para os gestores filiados. A Carteira Nacional de Prefeito, com a validade para a partir de 1º de janeiro, foi confeccionada para cada um dos novos gestores presentes. “Diante de tantos desafios, a participação dos eleitos no Novos Gestores é um norte fundamental para uma gestão mais eficiente e que melhore efetivamente a vida das pessoas”, defendeu o presidente da CNM.

O Seminário Novos Gestores foi dividido em quatro edições para qualificar todos os prefeitos do Brasil. Até o momento, além do Sul e do MS, o evento já qualificou prefeitos dos Estados da Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Você também pode gostar