Semana da modalidade Park no STU National de Criciúma chega com novidades
Pela primeira vez, Paraskate terá uma etapa na cidade catarinense. No sábado, estreia da URB Music Tour, com nomes como Natiruts e Dazaranha
Hora de virar a chave do STU National em Criciúma (SC). Sai de cena a pista de Street do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi e chega a hora da modalidade Park, com o que o esporte tem de melhor hoje no Brasil. E será uma semana ainda mais especial, com duas novidades que vão mexer com o público. Uma delas é o Paraskate, que pela primeira vez terá uma etapa disputada em solo catarinense. A outra, a URB Music Tour, festival novinho em folha, com grandes atrações, que passará a movimentar o calendário anual do skate e da música.
As feras do Park vão atrás do que Pâmela Rosa e Ismael Henrique alcançaram no Street na semana que passou: o título da etapa de abertura do circuito brasileiro, com cada um já somando 12 mil pontos no ranking nacional 2023 e embolsando 50 mil reais, prêmio concedido ao campeão. No masculino, nomes como Augusto Akio, o Japinha, e Pedro Barros chegam com moral elevado por acabarem de conquistar medalhas de prata e bronze, respectivamente, no Mundial de Sharjah, nos Emirados Árabes.
Entre as meninas, nenhuma delas chegou a passar para a final no mundo árabe, mas o nono lugar de Yndiara Asp, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e a 11ª colocação de Raicca Ventura, atual campeã brasileira, mostram que o país continua em destaque na modalidade. Os quatro nomes são apenas alguns entre os 57 skatistas que estarão em Criciúma, sendo 19 no feminino e 38 no masculino. Quem não poderá disputar desta vez é o atual campeão do circuito e da última etapa na cidade, Luiz Francisco, que se recupera de uma cirurgia no joelho.
A competição do Park começa na quinta-feira (02/03), com a qualificatória dos rapazes, que buscam as últimas vagas na fase eliminatória. As meninas só caem no bowl de Criciúma na sexta. No mesmo formato do Street, as semifinais, com transmissão ao vivo do SporTV, acontecem no sábado, com as finais no domingo – a do masculino passa ao vivo na programação do Esporte Espetacular, da TV Globo. Também no encerramento da etapa, a grande final do Paraskate Street, com nomes como Vini Sardi, que em 2021 deu início a um circuito dedicado à categoria.
A cereja do bolo da etapa, já muito aguardada por todos, é a URB Music Tour, no sábado (04/03), às 17h. O festival, já na estreia, contará com atrações de peso como Natiruts, Dazaranha, Flora Matos, o músico e cantor Beto Cardoso, representando a cena local, além do DJ Tamenpi, que assina a curadoria musical. O STU sempre teve essa visão além do skate, agregando a cultura urbana como um todo em suas competições, o que incluía uma extensa e diversa programação de shows, DJs e exposições. Agora, inova com a criação desse festival que acompanhará algumas das etapas nacionais do ano.
A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.