Notícias de Criciúma e Região

Secretária de Saúde de município do Sul do Estado alerta para casos de Febre Amarela

No dia 03 de maio foi feito um comunicado que  alertava sobre possíveis casos de Febre Amarela em Urussanga. A Secretária Municipal de Saúde de Urussanga  recebeu  informações de que haviam sido encontradas 12 epizootias (macacos mortos), e destes, somente em quatro macacos foram realizadas coletas oportunas dos órgãos.

Os dados foram enviados para o Laboratório Central de SC (Lacen), em Florianópolis, para posteriormente comprovação dos possíveis casos.

Nessa segunda-feira, 21, no final da tarde, chegou o resultado do Lacen, que comprovou como positivo para o vírus amarílico da Febre Amarela os casos coletados nas matas em Urussanga. Isso significa que toda a região está infectada pelo vírus e que a população deve procurar as Unidade Básicas de Saúde e assim buscar a imunização.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Vacinação em Urussanga para Febre Amarela

Em 2019 foi iniciada uma Campanha Estadual de vacinação contra Febre Amarela. Até os dias de hoje em Urussanga, foram vacinadas 16.529 que corresponde 96,53% da população indicada pela Vigilância Epidemiológica do Estado, para imunização contra febre amarela.

Sendo assim, Urussanga precisa vacinar mais 595 munícipes, para chegar nos 100% de imunização dos cidadãos.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que existem doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para febre amarela e que a comunidade deve estar consciente sobre a vacinação.

A vacina é indicada para as idades de 9 meses a 59 anos e não apresenta critérios de contraindicação. Pessoas com mais de 60 anos devem passar pelo médico para a indicação da vacina.

Você também pode gostar