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SCPortais nasce com quatro milhões de acessos

Proprietários, diretores e jornalistas ligados a diários impressos e portais de notícias de Santa Catarina receberam treinamento, na manhã de segunda-feira,11 para que possam atuar no SCPortais (scportais.com.br), lançado na parte da tarde. O encontro aconteceu na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, e reuniu cerca de 50 profissionais da área. O SCPortais reúne 15 portais de notícias, 70% deles com origem em empresas ligadas à Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e representadas pela Central de Diários. Entre os presentes estavam o presidente da ADI-SC, Ámer Felix Ribeiro, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, do Grupo RIC, Marcello Petrelli, a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Thamy Soligo, o secretário de Comunicação do Estado (Secom), João Debiasi, e o diretor de Imprensa da Secom, Claudio Thomas.

O vice-presidente de Novas Mídias da ADI-SC, Marcelo Janssen, um dos responsáveis pelo novo portal, disse que a iniciativa já é um sucesso, uma vez que a meta de cinco sites reunidos até dezembro foi superada com folga, ainda mais considerando que o trabalho de prospecção e convencimento só começou em agosto. Ele é diretor Executivo do diário O Correio do Povo (OCP), de Jaraguá do Sul, que começou o processo de migração para o meio digital há quatro anos. O crescimento aconteceu gradativamente até virar um case de sucesso há cerca de um ano, consolidando o portal como o segundo mais acessado do estado.

Na primeira parte do evento, o editor de Conteúdo do OCP, Ricardo Daniel Treis, falou das estratégias que considera essenciais para aumentar a audiência e o alcance dos sites, como interação nas redes sociais e a comunicação integrada, ou seja, impresso que leva para o site e site que leva para o impresso. Adriano Kalil, vice-presidente de Gestão e Finanças da Associação, destacou o slogan: SCPortais – o interior catarinense ao alcance de um click. “A matéria postada como destaque no portal de uma região aparecerá em destaque no SCPortais, levando aquela informação instantaneamente para todas as demais regiões catarinenses”, pontuou.

Ele acredita que nos últimos anos houve um amadurecimento dos veículos impressos e o uso dos espaços digitais se tornou natural. “É um projeto que já nasce consolidado. A soma dos portais gera 4 milhões de pageviews e a tendência de crescimento é inegável, tanto pela agregação de novos portais em regiões estratégicas quanto pela maior procura por parte dos leitores”, projetou ao anunciar que o objetivo é alcançar 6 milhões de pageviews até o final de março de 2018. Além das matérias jornalísticas dos portais integrados, o SCPortais terá a participação de três colunistas – Andréa Leonora, editora da Coluna Pelo Estado, Nelson Luiz Pereira, da Coluna Ponto de Vista, do OCP, e Paulo Alceu, do Grupo RIC.

Gerente Comercial do OCP News, Max Pires, é outro entusiasta do SCPortais, por entender que haverá fortalecimento das redações e das áreas comerciais das empresas de comunicação envolvidas. O mesmo pensamento de Debiasi e de Thamy. Em suas manifestações, eles concordaram que o meio digital é a possibilidade real e concreta de sustentabilidade econômica das empresas. O secretário afirmou que a migração do impresso para o virtual é um caminho sem volta e a diretora da Assembleia destacou o protagonismo da iniciativa, “um modelo que vai ser referência no país”.

Ribeiro confirmou: “Não há nada semelhante no Brasil. O SCPortais é de fato mais um pioneirismo do nosso estado”. Arnon falou da importância do projeto por reprisar, na internet, a integração que acontece entre os veículos da ADI-SC, inclusive editorialmente, por meio da Coluna Pelo Estado. Petrelli lembrou que a parceria do Grupo RIC com a ADI-SC está firme em outras propostas, como a execução conjunta no Projeto Eleições 2018, a exemplo do que aconteceu em alguns materiais do Projeto Eleições 2014. Para Thomas, é preciso investir na qualidade e no localismo, com o envolvimento nas demandas da sociedade. “Portais, assim como os impressos, precisam ser relevantes em suas comunidades. É a forma mais eficaz de conquistar e fidelizar leitores.”

 

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