Notícias de Criciúma e Região

SC teve apenas 48 dias sem chuva durante todo o ano de 2023

Até 28 de novembro, houve ocorrência de chuva em cerca de 284 dias do ano em SC, segundo a Epagri

Santa Catarina teve apenas 48 dias sem chuva em 2023, ou seja, a cada dez dias, oito teve registro de precipitação entre os catarinenses. Os dados pertencem a Epagri/Ciram e correspondem até o dia 28 de novembro. Foram 284 dias de chuva, o equivalente, até então a 85,54% do total. Para que o dia seja considerado chuvoso, é necessário que tenha uma precipitação acima de um milímetro, como prevê a Organização Mundial Meteorológica (OMM). O levantamento da Epagri aponta também que o município com o maior acúmulo de chuva em um único dia foi Praia Grande. Em 16 de junho, choveu 254,8 milímetros — quase quatro vezes mais que a média mensal da região, que é de 70 milímetros.

Na época, a cidade decretou  situação de emergência, após a passagem do fenômeno que foi influenciado por um ciclone extratropical. De acordo com a prefeitura, a chuva começou por volta das 19h e afetou diversas localidades. Além disso, o centro da cidade foi impactado por alagamentos. A estimativa é de que 60% do município tenha sido afetado. Moradores ficaram desalojados e bairros, destruídos. Em seguida, vem Mirim Doce, no Vale do Itajaí, com 221,4 milímetros em 14 de abril, e Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, com 203,6 milímetros, em 28 de outubro, como as cidades com os maiores acumulados de chuva no Estado neste ano.

Chuvas devem seguir em Dezembro

A Epagri aponta para a existência de pancadas de chuva frequentes no Estado em dezembro, principalmente no período da tarde e da noite. Os motivos são a influência de áreas de baixa pressão, Jato de Baixos Níveis (que traz umidade da região Amazônica) e a passagem de sistemas frontais

 

*Com informações do NSC Total

Você também pode gostar