SC tem 144 municípios com registro de ocorrências em função das chuvas
Destes, 113 emitiram o decreto de situação de emergência, sendo 15 na Região Sul
O relatório da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira, 13, aponta que subiu para 144 o número de municípios com ocorrências relacionadas às chuvas no estado. Destes, 113 emitiram o decreto de situação de emergência, sendo 15 na Região Sul de Santa Catarina. São contabilizados, desde o último dia 4 de outubro, registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.
Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal continuam prestando atendimento aos afetados. Até agora, o Governo do Estado já realizou a entrega de 77.144 itens de assistência humanitária para 23 municípios que solicitaram a ajuda.
Municípios em situação de emergência
De acordo com o relatório da Defesa Civil estadual, 113 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas. Desses, 15 são da Região Sul do Estado, são eles:
Urussanga, Treviso, Orleans, Lauro Muller, Forquilhinha, Tubarão, Pedras Grandes, Gravatal, Capivari de Baixo, Grão-Pará, São Ludgero, Araranguá, Meleiro e Balneário Gaivota
Corpo de Bombeiros Militar
Embora a chuva tenha dado uma trégua, o volume de água nas cidades e nos rios ainda é alto, portanto há muitos pontos de alagamento e áreas ilhadas, o que demanda atendimentos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Já são contabilizadas quase 1.500 ocorrências atendidas pelo CBMSC, por conta das chuvas nos últimos 10 dias.