São João Cardio: mais de 8000 atendimentos e milhares de vidas salvas

Há três anos o Hospital São João Batista foi pioneiro no sul ao implantar o São João Cardio, serviço de plantão presencial cardiológico, 24 horas por dia, sete dias da semana. Referência na área no estado, mais de 8000 atendimentos foram realizados e milhares de vidas salvas. Para celebrar a data uma série de ações estão sendo realizadas, entre elas o projeto:  “Vida, a arte do coração”. Pacientes foram surpreendidos com uma música criada e gravada especialmente para a data, tiveram seus rostos retratados por uma chargista, enquanto paralelamente um pintor criou um enorme painel, transformando as linhas dos batimentos cardíacos em uma grande obra de arte.

“Temos uma grande equipe de cardiologistas, altamente qualificada, trabalhando dentro do hospital 24 horas. Enfermeiros e técnicos seguem protocolos específicos, identificando os sintomas e adotando todos os procedimentos necessários nos atendimentos, com logística interligada, garantindo atendimento rápido e qualificado nos casos eletivos, urgências e emergências.Estamos capacitados para oferecer desde o mais simples diagnóstico e tratamento, até o atendimento de situações de alta complexidade.”, explica a diretora Mariana Rothlisberger.

Doenças cardiovasculares são principal causa de morte no mundo

Segundo a médica cardiologista Giordana Zeferino Mariano Galatoas doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo. Alimentação inadequada, obesidade, colesterol elevado, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo e estresse são alguns fatores de risco da doença”. O controle do peso, do estresse e atividades físicas, são algumas das mudanças essenciais no controle da pressão arterial e cuidados com o coração, pontua.

HSJB adota padrões internacionais

“Atualmente, não há necessidade de sair de Criciúma em busca de tecnologia e medicina de alta complexidade”, afirma Giordana. Conforme a médica hemodinamicista, a construção de um Centro Cardiovascular Avançado, e a aquisição de uma moderna máquina de hemodinâmica de última geração, com produção de imagens angiográficas tridimensionais e tomográficas de excelência para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e não cardíacas  possibilitam na especialidade da Cardiologia, a rápida recuperação do paciente, a redução de sequelas e a possibilidade de tratamento de pessoas idosas ou com doenças crônicas graves.  “Nossos indicadores de qualidade, como o tempo porta- ECG (Tempo entre a chegada e a realização do eletrocardiograma) e o porta-balão (tempo entre a chegada e a realização de angioplastia em pacientes com infarto agudo do miocárdio) superam os recomendados pelas organizações  internacionais”, completa.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.