Notícias de Criciúma e Região

Saiba os cuidados ao praticar atividades físicas em dias de calor

Insolação e desidratação são as principais causas dos problemas da prática esportiva no verão

O verão costuma ser a estação preferida para muitas pessoas que buscam praticar um esporte. Apesar disso, a prática de exercício físico na estação mais quente do ano exige alguns cuidados específicos para não causar danos à saúde.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com o médico Ricardo Koerich Furtado, pós-graduado em medicina do exercício do esporte e que também atua no Criciúma Esporte Clube, é indispensável que a pessoa procure um médico antes mesmo de iniciar o esporte. “A dica mais importante de todas é que a pessoa deve procurar um médico para uma avaliação e ver se está tudo em ordem para poder iniciar a prática esportiva. Os cuidados principais que devem ser tomados são em relação a insolação e desidratação, as duas principais causas dos problemas da prática esportiva no verão”, destacou.

O horário da prática esportiva é outro fator que se deve levar em consideração. O médico explica que é recomendado evitar horários de maior intensidade solar. “Os horários ideais são pela manhã até em torno das 10h e após das 17h. Horários em que a intensidade solar está menor”.

A alimentação também precisa ser levada em consideração na hora da prática esportiva. A nutricionista clínica funcional, Maria Cristina Gonçalves de Souza, explica que depende muito da atividade que será praticada. “O mais comum são praticantes de academia para hipertrofia. Não adianta se alimentar 1h antes, precisa ter um estoque maior para fazer a parte muscular. Então em torno de umas 4h antes. Aqueles que treinam mais cedo é importante consumir mais carboidrato a noite para de manhã ter mais energia para fazer o exercício e ter um aumento de massa magra”, ressaltou.

Segundo a nutricionista, com o forte calor o corpo acaba desidratando mais. “Necessário se manter hidratado antes, durante e pós-treino. Sempre se manter bem hidratado, principalmente se a pessoa suar bastante. Recomendo andar com uma garrafinha d’água”.

Pedro Quintas aproveitou a sombra para se refrescar durante a competição – Foto: Edson Padoin/Portal Litoral Sul

O dr. Ricardo Furtado destaca o que acontece quando o corpo tem uma desidratação. “Com as temperaturas elevadas durante a prática esportiva a pessoa pode vir a ter hipertemia, uma condição grave, onde a temperatura corporal se eleva sem com que o organismo consiga dissipar o calor. Por isso é muito importante a hidratação durante a prática esportiva. E outra coisa que deve ser lembrada é o uso de protetor solar para evitar queimaduras”, completou.

Você também pode gostar