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Saiba como são feitas as obras de contenções na Serra da Rocinha

O material detalha os aspectos técnicos das atividades que envolvem a estabilização das encostas na Serra da Rocinha

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da equipe de comunicação social da Gestora Ambiental, lançou nesta semana uma edição especial do boletim de notícias das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. O material detalha os aspectos técnicos das atividades que envolvem a estabilização das encostas na Serra da Rocinha, apresentando as diferentes soluções de engenharia empregadas em cada ponto suscetível à ocorrência de escorregamentos ou quedas de blocos de rocha.

Esta é uma das etapas mais desafiadoras do Lote 2 do empreendimento, em Timbé do Sul, em razão da existência de estruturas geológicas complexas, topografia acidentada e necessidade de preservação ambiental. A região se destaca pela exuberância da paisagem constituída por cânions e escarpas, sendo que a serra conta com uma diferença altimétrica de aproximadamente 1.000 metros da sua base ao topo.

Do total de 22 quilômetros do empreendimento no segmento catarinense, 21 já estão concluídos e contam com quatro viadutos, duas pontes e o Contorno de Timbé do Sul finalizados. No km 39, que fica na localidade da Rocinha, ocorre também construção do posto que servirá de base para Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O material completo pode ser visualizado aqui: Boletim Especial Serra da Rocinha

 

 

 

 

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