Sabores e Histórias –Steak Tartare

Hoje trago para vocês uma receita com uma história interessante: Steak Tartare! Duas histórias tentam explicar como surgiu o prato, e ambas concordam num ponto: não existiria steak tartare se não fossem os bárbaros com seus cavalos. A primeira versão atribui a invenção a Átila, o huno, e seus guerreiros, que tocaram o terror na Europa e na Ásia, no século V. Para aproveitar a carne dos cavalos que morriam, a tribo de origem mongol tinha o costume de armazená-la sob as selas. Amaciada pelas cavalgadas, a carne de cavalo era temperada com raízes e servida sem necessidade de fogueira.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Eles adicionavam um ovo, também cru, e pimentas. Era uma comida forte, para dar energia”, diz Ludmila Fonseca, professora de gastronomia francesa do Senac. Além disso, conta Ludmila, comer essa mistura era também uma prova de bravura, já que não era uma refeição para estômagos delicados. Durante o processo de expansão do império huno, o steak tartare chegou à França e ganhou novos elementos, transformando a receita no que ela é hoje.

Fonte: revista casa e jardim

Minha versão de steak tartare:

Para duas porções:

200gr de filé mignon

1 colher de sopa de mostarda dijon

1 colher de alcaparras finamente trituradas

suco de ½ limão

1/2 colher de azeitonas pretas trituradas

½ colher de salsinha

½ de cebola roxa bem triturada

2 gemas de ovos bem frescos

sal e pimenta do reino á gosto

Modo de preparo:

Com uma faca bem afiada triturar bem o filé, batendo repetidamente até ficar em pequenos pedaços (quanto menor melhor), adicionar as alcaparras, azeitonas a salsinha e a cebola e bater mais um pouco até estar bem misturado.

Temperar com sal e pimenta.

Adicionar a mostarda e o suco de limão e mexer bem.

Com auxílio de uma aro fazer um formato com a carne no prato, colocar a gema inteira e decorar com brotinhos de rúcula, acompanha muito bem umas torradinhas ao alho…

Servir imediatamente!

Dica: para que não é muito fã do ovo cru, pode se peneirar e colocar somente algumas gotas, não deixaria de fora pois combina muito bem!

Bom proveito!

Outra versão do prato:

 

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.