Rua é pavimentada em parceria entre prefeitura e comunidade

A pavimentação da rua Divo Rodrigues Cardoso, e das travessas Manoel Luiz da Silva, Zeferino Barchinscki e Tomaz Manoel Roque, no bairro Archimedes Naspolini foram entregues ontem, dia 15. A obra foi fruto de um projeto pioneiro, a parceria entre Administração Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e a comunidade do bairro.

Ao todo, são 350 metros de pavimentação com um investimento de pouco mais R$ 100 mil. A Administração Municipal realizou o trabalho de drenagem e terraplanagem. Além disso, contemplou a obra com lajotas, areia, meios-fios, blocos e tampas na construção das caixas coletoras, sendo todo o material utilizado na pavimentação produzido na Fábrica de Lajotas da Superintendência do bairro Santa Luzia.

Conforme a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a comunidade contratou uma empresa para a construção da obra. “Queremos expandir esse projeto piloto também para outras vias do munícipio. Além da Fábrica de Lajotas, colocamos em prática o Projeto Segunda Chance, que visa dar uma oportunidade de ressocialização aos detentos do regime semiaberto, que trabalharam na fabricação dos materiais usados na obra”, explica.

O prefeito Clésio Salvaro afirma que a obra contribuiu com a qualidade de vida dos moradores. “Esta parceria que fizemos com a comunidade para a pavimentação desta rua é muito especial para mim. Vamos comprar 50 mil metros² de lajotas e vamos produzir meios-fios e mais lajotas para buscar outras parcerias para pavimentar ruas como a Divo Rodrigues Cardoso. Evitamos a burocracia do governo, a comunidade contratou a empresa e hoje estamos entregando essa obra para os moradores”, ressalta o prefeito.

A solenidade foi prestigiada por toda a comunidade, secretariado municipal, vereadores, deputado estadual e outras autoridades. “Hoje essa rua trouxe muitos benefícios para o nosso bairro. A localidade já está mais organizada. A pavimentação nas ruas é muito importante para a saúde e também para a diminuição da poeira. Queremos agradecer ao prefeito pelo comprometimento e também aos moradores que ajudaram para que obra fosse concluída”, comenta o presidente da Associação de Moradores do Bairro Archimedes Naspolini, Elton Dal Pont.

Anel Viário

Durante a solenidade de inauguração da rua Divo Rodrigues Cardoso, o prefeito Clésio Salvaro e o secretário estadual de Infraestrutura de Santa Catarina, Luiz Fernando Cardoso, assinaram a ordem de serviço da terceira e última etapa da alça do contorno do Anel Viário. Com investimento de mais de R$ 970 mil do Governo do Estado, a obra dará acesso aos bairros Mina do Mato, Archimedes Naspolini, Mina do Toco, Montenegro e Vera Cruz.

De acordo com o secretário estadual, os trabalhos iniciam na próxima semana e a empresa Confer, Construtora Fernandes Ltda., responsável pela obra, terá um prazo de 90 dias para a execução. “É uma parceria entre o estado e o município, é desta forma que vamos criar uma condição de vida melhor para todos nós, com cada um participando. Os moradores podem fiscalizar a obra, mas tenho certeza que a empresa irá entregar uma obra de qualidade e no prazo efetivamente importante”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.