Notícias de Criciúma e Região

Roteiro de Inovação Engenharia passa por universidades portuguesas 

Iniciativa da Alfa Comunicação e Conteúdo, com apoio do Confea/Crea-SC e da Ordem dos Engenheiros de Portugal segue até a sexta-feira (13)

Visitas a instituições de ensino superior portuguesas estiveram na agenda do Roteiro de Inovação Engenharia, nesta quinta-feira (12), em Lisboa. As visitas foram à Universidade Lusófona e ao Instituto Superior de Agronomia. O objetivo da missão é conhecer de perto as iniciativas inovadoras que estão sendo desenvolvidas em Portugal, buscando inspiração e oportunidades de colaboração.

A proposta idealizada pela Alfa Comunicação e Conteúdo de Criciúma, tem o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea) e da Ordem dos Engenheiros de Portugal.

O Portal Litoral Sul está trazendo diariamente ao leitor todas as novidades sobre o Roteiro de Inovação durante os dias em Portugal. 

Intercâmbio de conhecimento e cooperação internacional

A missão dos engenheiros brasileiros busca fortalecer os laços de cooperação entre os dois países no campo da inovação tecnológica. As visitas às universidades portuguesas proporcionaram um valioso intercâmbio de conhecimento e experiências, abrindo portas para futuras parcerias e projetos conjuntos.

Universidades portuguesas: polos de inovação

Universidade Lusófona: A missão brasileira teve a oportunidade de conhecer o recém-inaugurado Deep Tech Lab, laboratório especializado em nanotecnologia, equipado para pesquisas de ponta em nanomedicina, nanomateriais e nanoeletrônica, com aplicações em áreas como proteção ambiental, saúde e energias renováveis. Além disso, a Universidade Lusófona apresentou um projeto inovador de geração de energia a partir da umidade atmosférica, com potencial para revolucionar a matriz energética.

Universidade de Agronomia: A visita proporcionou um mergulho nas pesquisas e projetos de ponta em agronomia, com destaque para um sistema de painéis fotovoltaicos instalados sobre parreiras, que permite a produção simultânea de energia solar e uvas, maximizando o uso da terra e promovendo a sustentabilidade na agricultura.

Portugal: um celeiro de inovação

O Roteiro de Inovação Engenharia escolheu Portugal como destino de sua visita devido ao crescente reconhecimento do país como um celeiro de inovação e empreendedorismo. Os encontros com as universidades portuguesas reforçam a importância da colaboração internacional para o desenvolvimento tecnológico e a criação de um futuro mais promissor para a sociedade.

Você também pode gostar