Notícias de Criciúma e Região

Roteiro de Inovação Engenharia leva grupo a visitar Labelec e EDP Inovação, em Lisboa  

Iniciativa da Alfa Comunicação e Conteúdo, com apoio do Confea/Crea-SC e da Ordem dos Engenheiros de Portugal segue até a sexta-feira (13)

 O Labelec, laboratório associado à EDP, e a EDP Inovação, hub de inovação do grupo, receberam nesta quarta-feira (11) uma comitiva de engenheiros brasileiros em uma visita  dentro da agenda do Roteiro de Inovação Engenharia.

O grupo está explorando centros de excelência, visitando empresas de ponta e se conectando com profissionais e líderes que estão moldando o futuro da engenharia. A proposta idealizada pela Alfa Comunicação e Conteúdo de Criciúma, tem o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea) e da Ordem dos Engenheiros de Portugal.

O Portal Litoral Sul está trazendo diariamente ao leitor todas as novidades sobre o Roteiro de Inovação durante os dias em Portugal. 

No Labelec, os engenheiros brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações e projetos de pesquisa de ponta do laboratório. Também conheceram a forma como o Labelec interage com instituições de ensino superior, colaborando diretamente nas pesquisas.

Na EDP Inovação, o grupo de engenheiros pode explorar o ecossistema de inovação da EDP e conhecer projetos em áreas como energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis para o futuro da energia. A visita proporcionou um rico diálogo sobre as últimas tendências tecnológicas e as possibilidades de colaboração entre Brasil e Portugal nesses setores. O grupo EDP, com presença no Brasil através de empresas de distribuição, transmissão e geração de energia, reforçou seu compromisso com a cooperação internacional em pesquisa e desenvolvimento.

“A troca de conhecimento e a oportunidade de vivenciar de perto o trabalho de instituições tão respeitadas como o Labelec e a EDP Inovação são inestimáveis para o desenvolvimento da engenharia brasileira”, afirmou Marcos Paulo Hirth, Dr. em Eng. Elétrica e diretor do CREA-SC. 

Mayne Francieli Gonçalves, Engenheira de Controle e Automação e Segurança do Trabalho, Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SC e Coordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Uniarp, também compartilhou sua perspectiva: “Um ponto que para mim se destacou bastante foi a discussão sobre a condição da transição energética. Eles pontuaram que os avanços tecnológicos não são o maior desafio atualmente para que se tenha essa transição energética, mas sim a velocidade e a escala dessa transição.” Ela ainda acrescentou que a falta de mão de obra qualificada é um desafio crítico que precisa ser enfrentado para que a transição energética ocorra na velocidade e escala necessárias.

A visita da delegação brasileira ao Labelec e à EDP Inovação representa um passo importante na construção de um futuro mais colaborativo e inovador para a engenharia e a tecnologia, com benefícios tanto para o Brasil quanto para Portugal.

Você também pode gostar