RisoVita lança produtos apostando na linha orgânica
Bebida vegetal à base de arroz e a farinha de arroz foram as escolhidas para fazer parte dessa nova linha
Alinhar uma alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente vem se tornando uma prática diária de inúmeros brasileiros. E essa necessidade fez com que as empresas se adaptassem e criassem novas opções. Diante deste cenário e por conta do aumento do consumo de produtos cada vez mais naturais, sem a interferência de aditivos químicos artificiais, a RisoVita – marca da Fumacense Alimentos – está lançando sua primeira linha orgânica.
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A bebida vegetal à base de arroz – nos sabores original e de coco – e a farinha de arroz foram as escolhidas para fazer parte dessa nova linha. Com as novas opções, a marca está aderindo – de uma forma ainda mais intensa – às tendências Clean Label e Plant-Based.
Com rótulos nos quais a maioria dos ingredientes são conhecidos por seus compradores, os alimentos Clean Label possuem poucos componentes e são – em sua maioria – totalmente naturais. Já os produtos Plant-Based são fabricados apenas com matérias-primas de origem vegetal, resultando em mercadorias também mais naturais e, além de tudo, veganas.
Um mercado em ascensão
De acordo com uma pesquisa realizada pela Organis (Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável), o setor de orgânicos cresceu 30% no Brasil em 2020, movimentando R$ 5,8 bilhões. Outro relatório da instituição, analisando o primeiro trimestre de 2021, confirmou a preferência desses alimentos no mercado e a persistência do consumidor ao optar cada vez mais por produtos saudáveis.
“Por isso, estamos abrindo mais um leque de participação no mercado, dentro de uma categoria que vemos como o futuro da alimentação. Cada vez mais as pessoas estão procurando esse tipo de produtos, porque estão preocupadas com o que estão ingerindo”, aponta o gerente comercial nacional da RisoVita, Jorge Amaral.
Diferencial no mercado
Em território nacional, existem apenas duas empresas que fabricam a bebida de arroz orgânica, dentre elas: a RisoVita.
“Utilizamos da tecnologia italiana em nossos maquinários, fazendo com que nos tornemos uma ótima opção dentro do alto padrão de qualidade. Com esses equipamentos, garantimos a leveza e naturalidade do produto. E com essa nova linha, ainda mais saudabilidade do que já vínhamos oferecendo”, afirma Amaral.
Totalmente orgânico
Para um alimento ser considerado orgânico, ele deve seguir uma certificação bem rígida. Neste caso, o processo de análise começa ainda na colheita do arroz – ingrediente principal das bebidas e farinha – e se estende no armazenamento e produção, bem como na qualidade das pessoas que movimentaram o produto – o que exigiu até mesmo treinamentos.
“O arroz já é muito saudável, porque como tem a casca, não recebe tantos defensivos químicos. Agora, com o arroz orgânico, também o solo, onde o alimento é cultivado, não pode ser tratado com nenhum tipo de defensivo químico orgânico artificial”, garante o gerente comercial nacional da RisoVita.
Desenvolvimento completo
Os novos produtos integrantes da marca passaram por um processo de dez meses de desenvolvimento. Durante esse tempo o mercado europeu e americano foi estudado, avaliando profundamente as tendências. Além disso, houve a criação de uma nova e moderna identidade visual, com novas embalagens, para tornar o produto ainda mais disruptivo; e inúmeros testes foram realizados, com o intuito de criar o melhor blend possível.
Sobre a RisoVita
A RisoVita é uma das marcas da Fumacense Alimentos, reconhecida pelo pioneirismo e tecnologia na fabricação de produtos à base de arroz. Por usar como matéria prima um cereal hipoalergênico, é de fácil digestão e pode ser indicado para dietas com restrição ao glúten, ao leite e à soja. A linha conta com bebidas de arroz nas versões líquida e em pó, farinha de arroz e mistura para pães e bolos.
A RisoVita, inclusive, foi pioneira na América Latina, com o início da produção de bebida de arroz em 2014. Atualmente, os produtos da marca podem ser encontrados em 5.900 pontos, entre supermercados e lojas de produtos naturais de 15 estados em todas as regiões do Brasil.