Notícias de Criciúma e Região

Risco alto para alagamentos, vendavais e deslizamentos no Sul

Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco alto de ocorrências relacionadas a chuvas e temporais como alagamentos, vendavais e deslizamentos de terra no Sul; em São Joaquim ponte já está interditada devido ao volume da chuva

As chuvas que vem caindo em Santa Catarina já começam a causar transtornos. Em São Joaquim, na Serra catarinense, a ponte das Goiabeiras está bloqueada devido ao alto volume de água. A ponte liga a cidade à Bom Jesus no Rio Grande do Sul. Em Araranguá, a Câmara de Vereadores cancelou a sessão desta segunda-feira, dia 2, devido a goteiras no prédio.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Um novo alerta da Defesa Civil de Santa Catarina coloca o Sul como região de risco muito alto para alagamentos, vendavais, enxurradas, deslizamentos e inundações. Segundo o novo alerta, existe o risco de temporais e chuva intensa.

Até a publicação dessa reportagem, nenhuma ocorrência havia sido registrada pelas Defesas Civis regionais de Criciúma, Araranguá e Tubarão.  “Ainda não registramos. O período crítico para ocorrências em nossa região é do final da tarde de hoje até quarta-feira”, explica o coordenador da Defesa Civil na regional de Criciúma, Rosinei da Silveira.

De acordo com o comunicado da Defesa Civil, as chuvas devem se intensificar entre esta terça e quarta-feira, dia 4. Isso ocorre devido a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. São esperados um acumulado de 300mm de chuva no Sul catarinense. A Defesa Civil Estadual terá uma reunião com o Cigerd e Defesa Civil regional para discutir as ações na região que está em alerta máximo.

Mapa mostra regiões mais proprensas a terem ocorrências relacionadas as chuvas- Foto: Defesa Civil/SC

Alerta devido ao nível dos rios

A Defesa Civil, alerta, também, que se mantenha atenção à rios, rios menores, córregos e riachos. Devido ao alto volume de chuva esperado para o Sul catarinense pode ocorrer a inundação nesses locais. O comunicado destaca que existe a possibilidade de os principais rios do estado atingirem níveis de atenção para inundações, especialmente, o Oeste e o Sul.

“Em alguns lugares a cheia pode ser intensificada devido a maré”, ressalta o comunicado. A Defesa Civil de Içara já realiza o monitoramento dos rios do município.

Defesa Civil alerta para que se mantenha atenção quanto a nível de rios, córregos e riachos em SC- Foto: Divulgação/Defesa Civil

Em caso de ocorrências ligue 199 ou 193. Em Criciúma o telefone 199 está apresentando instabilidade, por isso, a Defesa Civil do município pede para que as pessoas entrem em contato através do (48) 99162 9006.

Recomendações da Defesa Civil:
-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
-Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
-Busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremesados em caso de tempestade.
-Em local abrigado, fiquei longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o um local muito seguro em caso de tempestade.
-Na praia, jamais fique na água.

Veja como está o mar em Balneário Rincão:

Leia Mais
Alerta! Formação de ciclone traz fortes chuvas e temporais; veja a previsão
Içara monitora nível dos rios para prevenir alagamentos

 

Você também pode gostar