Notícias de Criciúma e Região

‘Rio Vermelho’ intriga moradores do bairro Próspera

Rio Linha Anta, que passa por alguns bairros da localidade, ficou vermelho na manhã desta sexta-feira, dia 20

Uma cena está chamando a atenção dos moradores da região da Grande Próspera, em Criciúma. O Rio Linha Anta, que passa por alguns bairros da localidade, ficou vermelho na manhã desta sexta-feira, dia 20.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Conforme a diretora do Meio Ambiente de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato, um acidente em uma empresa química das proximidades ocasionou o lançamento de algum produto no Rio. “Ainda estamos verificando o que de fato aconteceu. Mas pedimos que a população não utilize aquela água, nem na agricultura ou para dar aos animais”, frisa a diretora.

O Portal Litoral Sul entrou em contato com a empresa química, mas não conseguiu retorno sobre o caso. O espaço fica aberto para resposta.

Vídeo: Suelen Casagrande/Divulgação/Portal Litoral Sul

O lançamento do produto já foi cessado. Durante a tarde desta sexta-feira, dia 20, o órgão do município realizará uma reunião com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para tratar do caso. “O Ima que deu a licença para a empresa. Então vamos nos reunir para verificar que providência deve ser tomada neste caso”, ressalta Anequésselen.

Rio Linha Anta ficou vermelho na manhã desta sexta-feira, dia 20 | Foto: Suelen Casagrande/Divulgação/Portal Litoral Sul

Prefeitura de Criciúma se manifesta por nota oficial

“A Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma tomou conhecimento na manhã desta sexta-feira (20) de um possível despejo de resíduos no Rio Linha Anta, que deixou a coloração da água avermelhada. Por ser um órgão fiscalizador do Município, a Diretoria mobilizou suas equipes, que acompanham a situação desde então.

Ainda durante a manhã, a Diretoria se reuniu com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o qual é responsável pela concessão de licenças ambientais. Foi constatado que a alteração da água foi registrada após o vazamento de um produto químico em uma empresa. Conforme apurou-se, o derramamento foi registrado no interior da empresa durante a madrugada e infiltrou pela estrutura, atingindo a rede pluvial. Trata-se de uma solução aquosa/alcoólica contendo um corante vermelho.

A situação está sendo monitorada pelo IMA, que vai adotar as providências cabíveis. A Diretoria de Meio Ambiente segue acompanhando a situação”.

Você também pode gostar