Notícias de Criciúma e Região

Reunião avalia a 14ª edição da Festa da Gastronomia

Representantes de entidades, associações e comunidade em geral participaram da reunião de avaliação da 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana, na noite de ontem, no Teatro Municipal. Entre os pontos discutidos foram elencados positivamente itens como decoração, programação cultural, segurança, limpeza. E foram sugeridas alterações de locais para os lanches e bebidas, diminuir o preço de comercialização dos produtos.

“Este é um momento de avaliarmos os pontos negativos e positivos, não iremos retroceder, iremos avançar e todas as decisões serão tomadas avaliando juntos as entidades e comunidade em geral. Nova Veneza recebeu o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana gerando uma responsabilidade para todos os segmentos da cidade e precisamos ter uma gestão para termos um crescimento eficiente”, pontuou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni.

O vice-prefeito Zé Spilere destacou a avaliação positiva no âmbito geral do evento. “É muito importante a participação de todas as pessoas que contribuíram com a festa para podermos fazer ainda melhor no ano que vem”.

Para o prefeito Rogério Frigo todos contribuíram para o excelente evento. “Nada é possível fazer com a grande proporção que a Festa da Gastronomia tomou se não houvesse a participação das entidades, das associações e da comunidade neoveneziana. É preciso reconhecer que é um evento importantíssimo para a nossa cidade e a prova disso, é que a participação dos turistas se remete a um povo acolhedor, que sabe muito bem receber. O nosso objetivo é valorizar a questão cultural, contratar artistas com muito pouco investimento. Este ano, fizemos uma pesquisa antes para avaliarmos se a população aprovaria a festa e o resultou foi de 88% aprovam e 93% disseram que precisar acontecer. E quem ganha com um evento deste porte é toda uma cadeia produtiva que alguns têm salário mensal ou renda extra. Durante o evento, aplicamos outra pesquisa para entender a satisfação do povo de Nova Veneza e dos visitantes para podermos identificar os pontos negativos e profissionalizar cada vez mais”.

O gestor ressaltou ainda que, foram 400 pessoas pesquisadas, sendo 30% neovenezianos e 70% turistas do Sul e Sudeste. “Entre os entrevistados pessoas que estavam na festa pela quarta ou quinta vez e algumas conhecendo a cidade e levaram uma impressão muito positiva. São detalhes importantes para analisarmos o que melhorar e como fazer o evento continuar a ter esse sucesso. Entre os principais itens positivos, a limpeza e segurança. A qualidade de quem participa da festa é excelente. Nós queremos que a nossa cidade cresça cada vez mais. E para que isso aconteça precisamos ajustar algumas coisas. Nós temos o controle de todo o faturamento do evento. E com eventos como este queremos fortalecer ainda mais o turismo e os resultados colhemos durante o ano. Desde a festa, todos os finais de semana continuam lotando os restaurantes, os pontos turísticos, a praça central. E o objetivo principal é que o povo volte à Nova Veneza durante o ano todo”.

Você também pode gostar