Notícias de Criciúma e Região

Reservatório de água da Casan rompe e deixa cenário de destruição em Florianópolis

Incidente deixou casas e ruas destruídas com a força da água

Na madrugada desta quarta-feira, dia 6, por volta das 2 horas, uma tragédia pegou vários moradores de surpresa e causou diversos estragos e prejuízos no bairro Monte Cristo, na região Continental de Florianópolis. Um reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que comporta cerca de oito milhões de litros de água, rompeu e deixou um cenário devastador no local.

Conforme o Portal ND+, a estrutura rompida deixou estragos, em especial, na rua Luiz Carlos Prestes, no bairro Monte Cristo, onde o reservatório estava localizado. No local haviam dois reservatórios de água da Casan. A estrutura mais antiga ficou intacta, já a estrutura, que foi construída em 2022 acabou colapsando e causando diversos estragos na região.

Foto: Paulo Mueller/NDTV

Devido ao incidente, várias residências foram atingidas pelos milhares de litros de água despejados pela estrutura. Além disso, os moradores precisaram sair das casas em busca de proteção.

“Em segundos começou alagar tudo (…). Foi um prejuízo muito grande. Muita gente perdeu tudo, casa, carro… tudo! Por sorte ninguém perdeu a vida”, relatou Graciane, moradora do local.

Conforme o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, o incidente não vai ocasionar falta de água para a população. As equipes técnicas da Casan estão fazendo verificações no local para certificar que não há mais riscos no local.

Além disso, de acordo com o diretor-presidente, será feito um levantamento na região para permitir que os moradores que não tiveram problemas sérios em suas residências possam voltar. “É importante dizer que não houve nenhum ferimento (…), houve sim muitos danos materiais nas casas, uma situação dramática”, reforça Silva.

Foto: Paulo Mueller/NDTV

Segundo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o incidente pegou todos de surpresa nesta madrugada quando foi constatado o rompimento do reservatório. Topázio aponta que as equipes da prefeitura estiveram no local desde as primeiras horas para ajudar a população atingida pelo incidente.

Além disso, o prefeito da Capital afirma que será aberto um inquérito para apurar as causas do rompimento do reservatório. E além disso, será exigido da estatal que mantenha o abastecimento de água na região afetada. “Vamos acompanhar de perto todos os desenrolares dos acontecimentos no dia de hoje, dando atenção a todas as pessoas que foram atingidas”, pontua Topázio.

Foto: Paulo Mueller/NDTV
Reprodução/Twitter/@renatoigor
Você também pode gostar