O trabalho diário na construção de uma reputação sólida é o combustível que impulsiona uma carreira política a longo prazo. Mais do que um primeiro impacto de valor, é fundamental que haja a manutenção desta impressão.
Uma boa reputação permite um certo privilégio, ela abre portas na hora da conquista de novos públicos e permite que se fortaleça esta relação.
É compreensível que a reputação possa impactar de maneira positiva ou negativa a marca de um político. E, o impacto negativo, pode ser fatal para uma carreira na politica (claro, tudo irá depender da construção de marca e imagem que este político conseguiu fixar na mente de seu público).
Sendo assim, para construir e manter uma boa reputação, a palavra tem que valer, a imagem precisa transmitir credibilidade e confiança, e as atitudes devem ser coerentes com aquilo que é proferido no discurso.
Honrar a palavra. Materializar o discurso.
Quando observamos sob esta perspectiva, uma relação de sucesso se caracteriza pelo resultado positivo entre as promessas feitas e quais delas ou quantas foi sendo capaz de cumprir. Do contrário, quanto mais promessas forem feitas, e menos forem atendidas, mais pontos negativos serão somados. São as famosas promessas de palanque (destas o eleitor está farto).
A opinião pública é essencial para a construção de uma reputação forte. O político deve se tornar uma autoridade no que se propõe, sua credibilidade deve ser evidente.
Validar-se como uma fonte confiável de informações é essencial.
A interação com o eleitor precisa ganhar espaço de destaque no cotidiano, afinal, é o resultado positivo desta relação que garante a manutenção e a projeção da reputação.
Necessário sempre fazer uma análise criteriosa e sincera sobre este requisito. A reputação congrega todos os valores, comportamentos e palavras daquele que decidimos apoiar. Portanto, é um fator imprescindível na hora da escolha de quem merece, ou não, nossa confiança para exercer um cargo público.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.