Muitas estratégias são desenvolvidas para conduzir uma carreira política ao sucesso. Além da concretização de ações, o que é essencial, a preocupação com a imagem pessoal e com o desenvolvimento de uma reputação sólida distinguem o ator político.
Internamente, todos sabemos o que significa reputação, ou sentimos este significado. Do ponto de vista prático, quer dizer consideração, crédito, prestígio com o qual somos percebidos pelos outros. Em suma, é a forma como somos vistos.
A reputação é construída todos os dias com atitudes, palavras e através da forma como os outros as percebem. Sim, a reputação depende da percepção e opinião alheia para se consolidar.
Uma boa reputação inspira confiança. Ela estampa o selo de credibilidade naquele político (convenhamos que hoje em dia a dúvida está sempre nos rondando), o que é fundamental na jornada para uma carreira política longeva.
A imagem que se reflete no olhar do público deve ser genuína, deve expressar com autenticidade os valores, posicionamentos, heranças culturais, personalidade etc. do político. Quanto mais próxima da realidade mais eficiente será a mensagem.
Havendo desconexão entre ações e imagem visual o impacto poderá ser bem negativo, esta incoerência fará balançar uma reputação que, até então, pode ter sido positiva.
O impacto da reputação pode ser positivo, alavancando a marca política ao patamar desejado e planejado ou, em sendo negativo, descreditar o que até então foi construído.
O descrédito da reputação se instala conforme promessas não sejam cumpridas, sejam elas explícitas, ditas por meio de palavras ou implícitas, transmitidas por meio da imagem.
Como assim? Explico melhor. A imagem visual provoca emoções, forma opiniões, estabelece conexões, mas se, no decorrer da caminhada política, houver incoerência entre o que é visto e o que se concretiza nas ações ou nas promessas descumpridas, haverá abalo na reputação. Pessoas públicas precisam de reputações fortes.
Pensemos na reputação como um crédito imaginário que depositamos em determinado(a) político(a), este não pode ser quebrado ou o valor atribuído àquela pessoa também deixará de existir no pensamento de seu público.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.