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Reputação da autoridade política

A tecnologia até pode ocupar um lugar de relevância, mas o grande material de publicidade e exposição é o humano. A interação humana continua imbatível.

O trabalho diário na construção de uma reputação é o combustível que impulsiona uma carreira política a longo prazo. Mais do que um primeiro impacto de valor, é fundamental que haja a manutenção desta impressão.

Uma boa reputação permite um privilégio esplêndido durante o pleito. Ela abre portas para a conquista de novos públicos e permite que se fortaleça esta relação. Sem contar, que é uma ótima vantagem sobre os adversários.

É compreensível que a reputação possa impactar de maneira positiva ou negativa a marca de um político. Sendo assim, para construir e manter uma boa reputação, promessas precisam ser cumpridas.

Quando observamos sob essa perspectiva, uma relação de sucesso se caracteriza pelo resultado positivo entre as promessas feitas e quais delas ou quantas foi capaz de cumprir. Do contrário, quanto mais promessas forem feitas, e menos conseguir atendê-las, pior será a reputação. São as famosas promessas de palanque.

A opinião pública é essencial para a construção de uma reputação forte. Visando o sucesso desta relação, o político deve se tornar uma autoridade no que se propõe, sua credibilidade deve ser marcante.

A interação com o eleitor precisa ganhar espaço de destaque no cotidiano, afinal é o resultado positivo desta relação, que garante a manutenção da reputação.

O político que apoiamos é merecedor deste voto de confiança? A reputação que o acompanha é positiva?

Necessário sempre fazer uma análise criteriosa e sincera acerca deste requisito. Afinal, a reputação congrega todos os valores, comportamentos e palavras daquele que decidimos apoiar. É fator imprescindível na hora da escolha de quem merece, ou não, nossa confiança para exercer um cargo público.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

 

 

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