Notícias de Criciúma e Região

Refúgio para quem busca contato com a natureza: conheça a Trilha do Palmiteiro

Local foi aberto esta semana na comunidade do bairro Ângelo Guolo em Cocal do Sul

 Uma área verde localizada na comunidade do bairro Ângelo Guolo, com 12 mil metros quadrados. Foi este espaço que se transformou e se tornou um refúgio para aqueles que buscam estar em contato com a natureza. Estamos nos referindo a Trilha Ecológica do Palmiteiro que foi aberta pela Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac), em conjunto com a Prefeitura Municipal nesta semana.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

 De acordo com a diretora da Fundac, Karla Pezente, o trabalho foi intenso e contou com o empenho de toda a equipe. “Foram realizados mutirões para a retirada de resíduos que se encontravam no local”, comenta. A área verde foi revitalizada, com o plantio de grama em toda extensão de frente, recebeu cercamento em madeira, iluminação, lixeiras, além de plantio de árvores nativas frutíferas e frondosas.

 Em parte da área verde foram colocadas bobinas e troncos, para servirem como mesas e bancos e proporcionar à comunidade a oportunidade de observação da Fauna e Flora. A trilha foi batizada como “Trilha Ecológica do Palmiteiro” em razão da quantidade de árvores desta espécie.

 “Existem algumas espécies de árvores raras, como a canela preta e araçá-piranga e é possível ainda, com paciência, avistar tucanos e bugios; uma importante área pra educação ambiental no município”, destaca a diretora da Fundac, Karla Pezente.

Ao longo da trilha, foram colocadas várias placas indicativas, sendo possível ter contato com fauna e flora, o que não é comum no meio urbano. Ao final da trilha, há uma cascata com a água límpida.

Você também pode gostar