Notícias de Criciúma e Região

Referência internacional: comitiva chinesa conhece trabalhos de recuperação ambiental do Setor Carbonífero 

Grupo da Província de Shanxi conheceu área recuperada e esteve na Mina de Visitação Octávio Fontana  

Uma comitiva do Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi, no norte da China, conheceu os trabalhos de recuperação ambiental realizados no Sul catarinense. A convite do Serviço Geológico do Brasil (SGB), os chineses visitaram áreas que passaram por obras de recuperação ambiental na região e a Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma.  

“Aqui em Criciúma o foco foi conhecer alguns aspectos relacionados a recuperação ambiental, que na China eles tem uma grande produção de carvão. Com certeza, também, tem os passivos ambientais e áreas a recuperar. Estavam curiosos sobre rejeitos, drenagem, entre outros aspectos do trabalho realizado aqui. Eles visitaram uma área que é atribuída à União Federal, com o pessoal do Serviço Geológico do Brasil”, comenta o pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente e Mineração do Centro Tecnológico Satc, William Sant’Ana, que acompanhou os chineses e o SGB, juntamente com a geóloga do CT Satc, Jéssica Rolim.  

 “A visita a região teve o interesse na recuperação ambiental que vem sendo implementada na bacia carbonífera de Santa Catarina. Na agenda, além de conhecer as áreas em processo de recuperação ambiental, a equipe foi recebida pelos pesquisadores da Satc para conhecer as instalações da mina de visitação Octávio Fontana. O intercâmbio abre importantes possibilidades de cooperação em projetos de recuperação de passivos ambientais da mineração do carvão e reutilização de rejeitos”, explica o chefe do Núcleo de Apoio de Criciúma do SGB/CPRM, o geólogo Guilherme Casarotto Troian. 

Além da recuperação ambiental, a comitiva esteve na Mina de Visitação Octávio Fontana, administrada pela Satc. No local, conheceram a história da mineração de carvão na região e o funcionamento de uma mina no passado e atualmente.  

 “Ao caminhar dentro da mina de visitação, eles viram a questão da iluminação, como era feita dentro da mina antigamente e foi feito paralelo com as condições atuais e mais tecnológicas que a mineração da região tem atualmente. Foi uma visita bem rápida. Eles fizeram perguntas de caráter técnico, até por serem de uma região produtora de carvão”, explica William. 

A província de Shanxi é a maior produtora de carvão da China, responsável por mais de 1 bilhão de toneladas por ano. A província tem procurado suprir a alta demanda de combustível acelerando a expansão de produção, aumentando a capacidade de transporte e otimizando as mais de 100 minas existentes na região, as quais estão procurando garantir uma produção segura.

“Essa visita é mais uma mostra da importância e do grande trabalho que está sendo realizado na recuperação ambiental em nossa região. O trabalho desenvolvido aqui é referência internacional”, finaliza o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Márcio Zanuz.

 

 

Você também pode gostar