Notícias de Criciúma e Região

Rede de Vizinhos: bicicleta e pulverizador de veneno são recuperados pela Polícia Militar

Uma ação conjunta entre moradores do bairro São Defende e a Polícia Militar resultaram na prisão em flagrante de um homem suspeito de furtar uma bicicleta e um pulverizador de veneno na rua Lauro Savi, no fim da tarde de ontem, 8, em Criciúma.

Ao chegar em casa o morador de uma residência flagrou o suspeito saindo de seu pátio de bicicleta e com o pulverizador nas costas, moradores da vizinhança que integram a Rede de Vizinhos já monitoravam o homem e repassavam informações para a Polícia em grupo de aplicativo de mensagens.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Ao tentar fugir o homem foi cercado por populares e a viatura da PM chegou em seguida, os objetos foram recuperados, na sequência foi dada voz de prisão ao suspeito, lido seus direitos e foi conduzido até a delegacia especializada para os demais procedimentos cabíveis, sendo o mesmo algemado devido ao receio de fuga.

Atuação das Redes de Vizinhos em parceria com a Polícia Militar reduz os números de furtos em Criciúma

Nesse período de férias através da atuação em parceria da Rede de Vizinhos e Polícia Militar os furtos foram reduzidos, pois de fato é o crime que mais preocupa o cidadão, a exemplo desta ocorrência registrada no bairro São Defende, onde vizinhos estavam atentos a movimentação criminosa de um homem, e por meio da troca de informações pela Rede de Vizinhos, enquanto acionaram a Polícia Militar pelo telefone 190, a viatura num tempo resposta de menos de 10 minutos já estava com o criminoso detido.

Na prática essa ocorrência reflete a redução dos furtos, onde foram registrados 1.643 furtos no ano de 2019 e 1.267 no mesmo período de 2020, totalizando assim uma redução de 22%.

O 9° Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), comandando pelo tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, conta com atualmente cerca de 189 Redes de Vizinhos.

São mais de 15.000 pessoas atuantes na proteção e na parceria com a Polícia Militar, distribuídas em 10 setores do município.

“No período de 1° de janeiro a 15 de dezembro de 2020, 9° BPM atendeu 35.425 ocorrências, realizou 31.339 programações operacionais (são rondas programadas de acordo com analise de necessidade de cada Rede de Vizinhos), mensuradas através de análise de dados criminais, coletados através de boletins de ocorrências, como por exemplo área com maior incidência de furtos, essa é a importância do cidadão realizar o devido boletim, pois muitos negligenciam”, enfatiza o Sargento Severo, comandante do setor da Grande Santa Luzia.

Você também pode gostar