Recorde sul-americano é batido em Campeonato de Cubo Mágico em Criciúma
Competição oficial, organizada pela Associação Mundial de Cubo Mágico, reuniu 50 pessoas
Um campeonato oficial de cubo mágico movimentou o Criciúma Shopping neste fim de semana. Organizado com apoio da Associação Mundial de Cubo Mágico, o evento reuniu 50 competidores entre o sábado, dia 16, e o domingo, dia 17. Ao todo, foram disputadas 13 modalidades diferentes, mas em todas o objetivo era o de superar limites de tempo.
A competidora de Itajaí, Jenifer Cavalcante da Silva, de 13 anos bateu o recorde sul-americano feminino em tempo único com um tempo de 2,22 segundos na modalidade Skewb. Até hoje, este recorde pertencia à colombiana Isabela Quesada Rodrígues com um tempo de 2,66 segundos.
A história da garota com a modalidade começou ainda bem cedo na escola quando encontrou um cubo mágico tradicional. Mais tarde, aos oito anos, aprendeu a resolver e aos 11 anos começou a treinar. A partir daí foi descobrindo outros cubos como o Skewb que difere dos comuns pois seus eixos passam pelos vértices do cubo, ao invés dos centros das faces. Depois participou de dois campeonatos oficiais em sua cidade e um em Florianópolis. O Criciúma Open 2023, onde a garota bateu o recorde, é apenas o quarto campeonato oficial que acumula como atleta.
A adolescente também conquistou o primeiro lugar na modalidade piraminx com uma média de 4,39 segundos e o terceiro lugar no megaminx com média de um minuto e quatro segundos. “Eu estou participando das modalidades 2×2×2, 3×3×3, 4×4×4, 5×5×5, Square-1 e Clock que são quebra-cabeças oficiais diferentes” comentou Jenifer.
No domingo, aconteceu a premiação das 13 modalidades oficiais com a entrega das medalhas para os três primeiros colocados. Também foram premiados os competidores estreantes e ainda uma premiação exclusiva para o feminino.
Colaboração de Ana Lúcia Pintro