Notícias de Criciúma e Região

Rat’s Garage by Ricardo Choma – porque amamos o Fusca?

Welcome car fans,

Porque amamos o Fusca? Porque todos amam os fuscas?  Também chamado de besouro, carocha, beetle e originalmente batizado de Wolksvagem que significa carro do povo. É impressionante como esse carro é amado por aqueles que nunca o viram e por aqueles que já andaram nele. Segundo o livro – 1001 carros para dirigir antes de morrer (GMT Editores Ltda. 2013), você não pode deixar essa vida sem essa maravilhosa experiência. Quem entra num fusquinha sente aquele cheiro, e ao ligar o motor ouve seu barulho característico que parece uma abelhinha, é inconfundível e sem dúvida uma experiência única. Se você entrar no fusca com os olhos vendados, você sabe que está num VW.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Quando Adolf Hitler (nenhuma simpatia por ele), pediu um carro que fosse barato, capaz de transportar dois adultos e três crianças: foi a deixa para Ferdinand Porshe (esse mesmo), utilizasse seus esboços e criasse esse carro icônico que atravessa desertos sem água e estradas de neve sem congelar. Com tração traseira e um visual bem arredondado ele não sabia que sucesso essa carochinha faria.

Com 65 anos de produção (1959 – 1986), sendo produzidos 21.529.464 carros foi o modelo único mais produzido no mundo em todos os tempos. No Brasil, ele retornou em 1993 e 1996 com Fuscão Itamar. O carro serviu como plataforma para inúmeros outros veículos confeccionados utilizando os chassis e conjunto mecânico, dando asas à imaginação de brasileiros de fibra.

Inúmeros filmes com o Fusca alegraram as telas do mundo, como a franquia “Se meu fusca falasse”, filmes infantis “Carros” até a versão Hard em “Mad Max estrada da Fúria”.

O fusquinha está presente no Guinness Word Records onde 25 pessoas quebraram o recorde entrando no fusca e pasmem! Fecharam a porta( risos). As crianças mesmo, quem nunca teve uma história com o fusca, simpatizam com ele.

É muito comum uma brincadeira quando andamos de carro, elas ficam competindo quem encontra mais fuscas pela rua, pois sim, estamos em 2021 e você encontra vários na rua. E elas gritam quando veem: – um “FUSCA”!!!!

Existe a máxima que com um alicate e um arame qualquer pessoa vira mecânico de fusca. Ele ganhou um dia mundial, criado pelo Brasileiro Alexander Gromow. No dia 22 de junho é comemorado e vários colecionadores apaixonados se encontram e sempre existe assunto para quem tem um Fusca.

Até Steve Jobs usou o Fusca como inspiração, dizendo que os produtos Apple devem ter um design simples serem baratos e fáceis de usar como um Fusca.

Enfim, nunca sabemos por que amamos, mas sabemos o que sentimos. Não deixe esse mundo sem andar num fusca, não tem como não entrar num e não sorrir.

See You!   

Você também pode gostar