Queda de temperatura e onda de frio a partir de terça-feira

Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021

A segunda-feira, 26, será mais um dia com predomínio de sol, em boa parte de Santa Catarina. Entre a tarde e à noite terá aumento de nebulosidade, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, por conta da atuação de uma frente fria no estado vizinho. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas durante a tarde sobretudo no oeste e sul catarinense, onde as máximas ficam na casa dos 30 °C (podendo chegar aos 33 °C em algumas cidades). Os ventos sopram do quadrante norte com fraca a moderada intensidade e rajadas pontuais entre 50 e 60 km/h, mas sem risco para ocorrências meteorológicas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Mas, segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, “o calorzinho” é passageiro, pois no decorrer da terça-feira, 27, uma frente fria avança em SC, provocando chuva e na sequência há previsão de declínio acentuado de temperatura com a chegada de uma nova e intensa massa de ar frio. Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013, e vai deixar a temperatura baixa nos últimos dias de julho.

O pacote de frio deve ser completo, dizem os meteorologistas, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em SC, mais forte nas áreas altas do estado (acima de 700/800m), com possíveis prejuízos para a agricultura.

Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso. Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira, 29.

Massa de ar frio segue até sábado

Esta massa de ar frio segue atuando em SC até sábado, 31, configurando uma onda de frio. As temperaturas mínimas neste período ficam próximas ou abaixo de -5 °C nos planaltos e Meio Oeste, próximas ou abaixo de 5°C, nos litorais e próximas ou abaixo de 0 C, nas demais regiões do Estado.

Nos dias 28 e 29, há risco para congelamento de pistas no planalto sul. Entre quinta-feira, 29, e sábado, 31, geadas amplas devem ser registradas em todas as regiões catarinenses, exceto litorais.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.