Notícias de Criciúma e Região

Que tal a ideia de adotar um pet ao invés de comprar?

O comércio de cães e gatos de raça tem aumentado muito nos últimos anos, e nesse caso abrigos e ONGs como a SOS Vira Lata têm certa dificuldade em conseguir lares para os bichinhos que são salvos de maus tratos e também da rua todos os dias. Pensando nisso, que tal levar em consideração a ideia de adotar um pet ao invés de comprar?

O jornalista Giovane Marcelino possui dois cães adotados. “Eles foram abandonados aqui na porta de casa em 2017 e a gente até não tinha espaço para colocar eles, mas quando a gente quer, dá um jeito. Demos um jeito, eles estão aqui em casa, fortinhos, e são as coisas mais amadas do mundo”, comentou Giovane.

De acordo com a colaboradora do SOS Vira Lata Patricia Canarin, quando alguém adota um pet muitas vezes está salvando a vida de um animalzinho inocente e que se continuasse  nas ruas teria com certeza uma vida mais curta e muito sofrida. “Os cães e gatos são animais domésticos, dependem do ser humano para sua sobrevivência. A expectativa dos animais que vivem na rua é muito baixa. Ao adotar um animal, estamos literalmente salvando uma vida, que na maioria das vezes é muito curta e sofrida para aqueles que não têm quem os ajude”, ressaltou Patricia.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Para ela, a adoção é muito importante, pois animais que vivem na rua nem sempre têm a sorte de achar uma ONG ou alguém que o adote para que o animalzinho tenha uma família que dê todo o amor e carinho. Patricia salientou que se a escolha for comprar um cachorrinho ou gato também não tem problema, toda forma de amor é muito importante, porém é necessário tomar cuidado e saber a procedência de onde está adquirindo os animais, para não financiar a exploração destes “seres tão amados”.

“Ao comprar um animal, seja por gostar da raça ou símbolo de status, deve-se levar em conta a procedência, pois infelizmente há fábricas de filhotes de raça em que suas matrizes vivem em condições deploráveis, e ao comprar acaba-se incentivando essa indústria de exploração”, completou a colaboradora.

Alguns cães têm a sorte de serem tirados da rua. “Adotar é tudo de bom, faz muito bem para quem é adotado e para quem adota, o ato de adotar um cachorrinho traz vários benefícios, às vezes quando você está triste você brinca com eles e eles alegram o seu dia, se eu pudesse adotava todos os cachorrinhos de rua”, afirmou Giovane Marcelino.

A ONG SOS Vira Lata está com alguns pets para adoção, praticamente todos os animais já vão vermifugados, castrados e com as primeiras vacinas. Quem tiver interesse em fazer uma adoção responsável é só entrar em contato através do direct do Instagram @sosviralata ou pelo e-mail [email protected].

Você também pode gostar