Notícias de Criciúma e Região

Quase mil novos PMs reforçam a segurança de SC

Os índices de violência em Santa Catarina são mais baixos que a média nacional. No entanto, vêm crescendo e a cada dia aumenta a preocupação da Segurança Pública no esforço para conter o avanço de organizações criminosas que agem no estado. Na manhã de ontem, 12 a Polícia Militar (PMSC) formou mais 404 soldados. Até o final da semana, um total de 918 praças serão distribuídos nas diferentes Regiões da PM (RPM), seguindo critérios técnicos e estatísticos (tabela).

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira participaram da solenidade de formatura, de onde seguiram para um encontro com jornalistas. Enquanto Moreira declarou-se impressionado com a garra demonstrada pelos formandos em marcha, Colombo classificou a formatura como “uma grande conquista” e comemorou o fato de ser o maior ingresso de novos policiais na história de mais de 180 anos da instituição. Ele lembrou que no final do mês de novembro a Polícia Civil também recebeu um reforço importante, de 138 agentes e 57 delegados.

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, ressaltou que de 2011, início do primeiro mandato de Colombo e Moreira, até agora, foram realizados 22 concursos públicos na área para preenchimento de 9.344 vagas. “Temos que, continuadamente, fazer esse esforço. Não é em um dia ou em um semestre que se consegue resolver o problema. Os indicadores de violência são preocupantes e estão se agravando”, admitiu o governador ao anunciar mais um concurso para a PMSC em 2018.

Além disso, o novo concurso para outras 394 cargos de Escrivão e Agente da Polícia Civil, cujas provas acontecem no próximo sábado (16) e domingo (17), recebeu 51.247 inscrições, mostrando que a carreira desperta interesse. “Também estamos investindo em tecnologia e inteligência. O resultado está vindo. O número de apreensões de drogas cresceu, assim como de prisões. Estamos conseguindo fazer o enfrentamento ao crime. O Estado está forte e vai vencer esta batalha”, garantiu o governador.

Mais formaturas

 A turma que se formou na manhã de ontem, na presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Onir Mocellin, foi composta por praças de Florianópolis, Itajaí, Tubarão e Balneário Camboriú. Nesta quarta-feira mesmo, só que à noite, outra formatura aconteceu em Joinville. Para hoje estão marcadas solenidades em Blumenau e Chapecó. Na sexta-feira (15) será a vez de Lages, Canoinhas, Criciúma, Araranguá e Herval d’Oeste.

De acordo com matéria publicada no site do governo, os novos policiais vão atuar em serviços operacionais e na Operação Veraneio. Eles passaram por curso de formação, iniciado no mês de maio, que somou 1.284 horas de aulas práticas e teóricas.

 

Número de policiais para cada Região da Polícia Militar

 1ª RPM (Florianópolis) -109

2ª RPM (Lages) – 72

3ª RPM (Balneário Camoriú)- 105

4ª RPM (Chapecó) – 82

5ª RPM (Joinville) – 97

6ª RPM (Criciúma) – 86

7ª RPM (Blumenau) – 92

8ª RPM (Tubarão) – 45

9ª RPM (São Miguel do Oeste) – 22

10ª RPM (Joaçaba) – 30

11ª RPM (São José) – 83

12ª RPM (Jaraguá do Sul) – 39

Especializadas (Ambiental, Rodoviária, Choque, Rocam) – 56

Total: 918

Fonte: PMSC

Você também pode gostar