Notícias de Criciúma e Região

Quase 40 milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido em bancos; saiba se você é um deles

Site Valores a Receber, administrado pelo Banco Central, abriu nova consulta esta semana. Valores estarão disponíveis para saque a partir de 7 de março

Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e dois milhões de empresas jurídicas têm valores esquecidos em instituições financeiras no Brasil. Segundo o Banco Central (BC), o montante de recursos é de aproximadamente R$ 6 bilhões.

O sistema de consultas foi reaberto na última terça-feira, dia 28, e somente nos três primeiros dias, cerca de 15 milhões de consultas foram feitas. Dessas, apenas 27% tiveram resultado positivo, com valores a serem resgatados. Outros 73% não tinham valores esquecidos.

Quem tiver valor a receber pode fazer o saque a partir do dia 7 de março. Para saber se você é uma dessas pessoas, basta clicar aqui e inserir o número do CPF e a data de nascimento.

De onde vem o dinheiro

Segundo o Banco Central, o Sistema de Valores a Receber (SVR) mostra se o cidadão tem algum dinheiro a receber que ficou esquecido em bancos e em outras instituições. Os valores podem ser de:

  1. contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  2. cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  3. recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  4. tarifas cobradas indevidamente;
  5. parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente;
  6. contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
  7. contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e
  8. outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Também é possível sacar valores de pessoas já falecidas, desde que o requerente seja herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

 

Você também pode gostar