Quaresma: tempo de revisão

Muito comum na Quaresma, o jejum e a abstinência ainda são cultivados pelos católicos, num período onde a prática da caridade e de orações são intensificados. Mas conforme o padre Valdemar Carminatti, reitor do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, nem todos aplicam isto, conforme as orientações da igreja. Além disso, segundo ele, a prática não deve ser feita somente durante este tempo litúrgico, mas também no decorrer do ano. “A Quaresma é um tempo de revisão de intensificar a nossa vida, a nossa espiritualidade, para nos prepararmos bem para a grande festa da Páscoa que é a ressurreição de Cristo”, explica.

Sobre a abstinência por exemplo, na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa, o padre comenta que há cristãos que não comem carne, mas escolhem camarão e outros tipos de frutos do mar. “Isto não é penitência, pois o espírito da abstinência é de uma alimentação simples e pobre, e não banquete. A pessoa não come carne, mas se enche de frutos do mar e de pratos adotados somente nestes dias”, diz  e completa. “Jesus diz: – Quando você vai rezar, não faça isso para se mostrar; quando jejuar procure lavar o rosto, passar um perfume e não tentar criar um ar de tristeza e de humilhação. Quando for rezar, que você se recolha em seu quarto e procure fazer uma oração bem-feita. E quando você partilha, não faça isso querendo reconhecimento”, comenta padre Valdemar.

Ainda conforme ele, o valor que se economiza com a refeição, seria para partilhar na coleta da Campanha da Fraternidade no Domingo de Ramos. “O cristão deve aplicar aquilo que deixa de gastar na solidariedade. Muitas pessoas tem a preocupação na Sexta-feira Santa de comprar peixe, esvaziar o açude entre outras coisas.  Mas isso não tem nada de cristão, mas sim paganismo puro. Isso não leva a coisa nenhuma”, considera.

Período de perdão

É neste tempo que as paróquias costumam organizar as confissões comunitárias. “É uma oportunidade de as pessoas realizarem a sua reconciliação que faz muito bem, pois recebemos o perdão dos pecados. Claro que é preciso fazer o exame de consciência e se arrepender”, finaliza.

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.