Desde sexta (15), o governador Carlos Moisés (Republicanos), candidato à reeleição que busca o apoio do MDB, e o ex-prefeito Antídio Lunelli, que busca a indicação do partido para disputar o governo, fizeram circular imagens onde mãos espalmadas e braços levantados indicavam sinais de apoio às suas pretensões.
Moisés em encontros em Timbó (foto) e Palhoça, repetiu uma sequência de manifestações suprapartidárias, onde, primeiro, 10 prefeitos de MDB, PSD, PSDB, Podemos e Republicanos, e apoiadores lotaram o Clube Caça e Tiro, com outras centenas de pessoas, onde estavam, entre outros, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, além de vices; e, segundo, no encontro com o prefeito Eduardo Freccia, o deputado estadual Nazareno Martins e o ex-prefeito Camilo Martins, presidente estadual do Podemos, com novas manifestações de adesão ao projeto à reeleição.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Antídio usou uma foto registrada no encontro preparatório com pré-candidatos a deputado estadual e federal, em Florianópolis, uma moção de apoio, onde não constavam os atuais deputados estaduais, mas com o seu significado, embora não seja de imediata compreensão, algumas mãos com cinco dedos ou o gesto do próprio pré-candidato, com as duas abertas.
Tanto para Antídio, que joga todas as fichas na convenção emedebista, marcada para sábado (23), em que garante ter a maioria dos votos, quanto para Moisés, que depende da força da maioria dos 98 prefeitos, mais de 30 vices e dos nove deputados estaduais e a presidente do MDB Mulher, a suplente Dirce Heiderscheidt – presente ao evento em Palhoça -, o que contará será número de delegados que decidirão a escolha entre a candidatura própria ou a indicação do vice para o atual governador.
Semana decisiva para buscar apoio
Há pontos que ainda estão em aberto na semana em que MDB e Republicanos farão as convenções, no mesmo sábado (23), separadas por 10 horas, em dois ambientes diferentes da Assembleia.
Entre os emedebistas, há a expectativa de uma resposta da direção nacional sobre o pedido de intervenção no diretório estadual, algo solicitado por Antídio, que vai de encontro a tudo que o ex-prefeito tem feito circular nas redes sociais, vídeos e artes em que mostra a força da história do partido, que, em terras catarinenses, jamais vivenciou esta situação constrangedora.
A coluna buscou informações junto à assessoria do presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi, de São Paulo, mas não obteve ainda uma resposta, pois não consta que o pleito tenha sido retirado.
Já para o Republicanos, que terá o evento com as presenças oficiais do Podemos, Democracia Cristã e PSC, a ideia é transformar ato da convenção em uma grande festa pluripartidária se o MDB formalizar o apoio a Moisés ou mesmo se isso não for definido, mas com as presenças de muita gente de outras siglas.