Qualidade de vida para pacientes com Alzheimer

Pensando em colaborar com os familiares/cuidadores de pacientes com Mal de Alzheimer, a equipe multidisciplinar do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), lançou, na tarde de ontem, o projeto “Eu Me Lembro”. O objetivo é de melhorar o convívio social, fortalecer os vínculos familiares, mas principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença.

Todo programa será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. Entre os profissionais, estão as idealizadoras do projeto e psicólogas Daiana Carla Coan e Alessandra Martarello. A proposta metodológica do projeto se dará por meio de 18 encontros no Centro de Convivência, sendo três encontros mensais, entre familiares/cuidadores e familiares/cuidadores com os portadores de Alzheimer. Serão ofertadas de vagas iniciais, estendendo-se para 20 após ajustes no atendimento. Haverá atividades que contribuam para o aprendizado sobre a doença, já quando houver a participação dos pacientes, serão realizadas tarefas que favoreçam o estímulo das funções cognitivas e físicas.

Para o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, é importante que se incentive a qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso portador de Alzheimer. “Esse é um momento onde todos precisam aceitar essa nova situação que envolve mudanças significativas na vida dos cuidadores e pacientes. Se a pessoa não estiver preparada para cuidar deste paciente, ela perde a sua qualidade de vida, e acaba adoecendo junto. Aqui no Centro de Convivência nós já trabalhamos com a parte de prevenção, já que somos parte da Proteção Social Básica, e disponibilizamos diversas atividades para os idosos criciumenses. Agora com a criação desta oficina socioeducativa para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer, vamos favorecer também quem fica ao lado desses idosos”, comenta.

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.