Todos nós já ouvimos esse velho e conhecido ditado: “em casa de ferreiro o espeto é de pau”. Um ditado popular usado quando se quer dizer que uma pessoa é hábil em determinada coisa, mas não usa essa habilidade a seu favor.
No século XXI, não temos mais tantos ferreiros por aí. Então, acho que podemos assumir que a expressão tem origem em uma época em que ferreiros eram mais comuns? Será que o ditado vem da era medieval? Será que é ainda mais antigo? Qual será a origem dessa expressão? A verdade é que a origem dessa expressão é incerta, e existe algumas variações.
Existe uma versão que afirma ter havido uma distorção no sentido original do texto. Segundo essa versão, um senhor chamado Zé Ferreira tinha um restaurante muito conceituado, mas isso era só fachada. Na realidade, o estabelecimento escondia o bordel mais conhecido da zona de Cucujães em Portugal. Quando os “clientes” encontravam na rua uma “funcionária” do estabelecimento, diziam sempre “em casa do Ferreira, espeto-te o pau”. Daí, chegou aos nossos dias como “em casa de ferreiro, espeto de pau”.
Mas também dizem que se trata de um provérbio que tem a função social de aconselhar e advertir, ao mesmo tempo que transmitem ensinamentos. E tudo que se pretendia era dizer inicialmente que o ferreiro fazia propositalmente o espeto de pau por saber, devido à experiência adquirida, que se o fizesse de ferro teria suas mãos queimadas.
Agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter