Quadro | Vereador de Todos Os Criciumenses: Giovana Mondardo, a juventude pensando no desenvolvimento da cidade

Parlamentar é a mais jovem da atual legislatura

Vereadora mais jovem da atual legislatura, com apenas 28 anos, Giovana Mondardo, viveu boa parte da vida em Nova Veneza, porém frequentou o ensino médio e a faculdade em Criciúma, cidade na qual nasceu, o que a proporcionou a vivência com a realidade do município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Giovana é formada pela Unesc em odontologia e durante a graduação participou do programa de residência multiprofissional da universidade, fato que a aproximou da pauta da saúde pública, que segundo ela foi o “grande impulsionador na vontade de entrar na política”, destacando que “é impossível pensar em saúde pública e combater as desigualdades sem se envolver na política”.

A parlamentar acredita que a saúde é uma questão abrangente e deve ser tratada mais do que somente hospitais. “Saúde também é ter o que comer, é ter acesso à segurança, ter uma educação de qualidade, isso passa pela maior conquista social do Brasil, a conquista do direito à saúde, ao SUS, que oportunizou tantas outras vantagens”, pontuou.

Com a identificação dos problemas sociais a vereadora começou a se inserir nos movimentos sociais, principalmente nos referentes aos direitos das mulheres. A cirurgiã-dentista passou a se organizar politicamente, pensando nisso fundou um coletivo de mulheres em 2015 com colegas universitárias, posteriormente expandindo sua atuação e participando de diversos eventos nacionais. “Esse movimento foi importante para mim, para entender os problemas da cidade, às vezes ficamos ‘bitolados’ no debate nacional e esquecemos das questões que mudam o dia a dia das pessoas”, declarou.

Giovana acredita que o trabalho no Legislativo não é só fiscalizar o Poder Executivo. “O vereador precisa estar em contato com as pessoas, saber as demandas da sociedade para contribuir e orientar o Executivo”.

Para a vereadora, com a chegada da pandemia foi necessário pensar coletivamente e tomar atitudes pensando no bem estar comum. “O momento em que vivemos, precisa de pessoas comprometidas e com sensibilidade, que pudessem enfrentar a pandemia e não deixar de lado as desigualdades”, declarou.

Apesar do início recente da legislatura, a parlamentar tem foco traçado em um objetivo: “Pretendo sair deste mandato com sensação de dever cumprido, não só fazendo tudo que eu podia, mas aprovando tudo que eu gostaria para uma Criciúma melhor”.

O quadro “Vereador de Todos Os Criciumenses” é de autoria da Câmara de Vereadores de Criciúma e será veiculado semanalmente, tratando sobre os 17 parlamentares do munícipio.

Colaboração: Luan Ghisi/Câmara de Vereadores de Criciúma

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.