Quadro | Vereador de Todos Os Criciumenses: Daniel Antunes, compromisso com a saúde

Confira a trajetória de Antunes até chegar ao posto de parlamentar

Daniel Antunes, vereador de Criciúma (PSL) em primeiro mandato, é morador da cidade há quase 40 anos. Antes de adentrar na vida política trabalhou como promoter de festas, o que lhe rendeu contatos que possibilitaram o início nos movimentos populares, associações de moradores e Conselhos de Saúde, onde foi presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Antunes atua desde 2013, no bairro Mina do Mato, colaborando com o conselho local de saúde, como coordenador dos conselhos locais da municipalidade de Criciúma, abrangendo 48 unidades de saúde.

O vereador acredita que o apoio das comunidades, principalmente da sua, Vila D’oro, foi fator determinante na vontade de se tornar vereador, entendendo que era o momento de fazer diferente das eleições anteriores quando atuou na campanha de outros candidatos, sempre com o incentivo de sua esposa Ruth, seus dois filhos e dois netos.

“Minha bandeira é a saúde e sou um defensor do SUS”, declara Antunes, que tem forte ligação com a pasta, prometendo sempre defender e propagar a importância abrangente que o Sistema Único de Saúde possui. “Dentro da grandeza que é o SUS é que trabalhamos para mantê-lo, por meio da fiscalização”, destaca.

Seguindo esta fiscalização prometida, como primeiro requerimento de 2021, o vereador trouxe em pauta as condições do Consultório na Rua. “É uma verba federal que vem de fundo em fundo para uma equipe de cinco profissionais para acolher e atender pessoas em vulnerabilidade que também têm direito ao acesso ao SUS”, explicou. As informações solicitadas envolvem quantas pessoas foram atendidas no ano passado, sabendo que foi um período muito difícil, principalmente para as pessoas nessas condições.

O parlamentar se compromete em levar a informação para o cidadão sobre como utilizar o SUS. “Às vezes o usuário SUS não usufrui de seus direitos, pois não conhece os caminhos”, declara. Também destacando o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que são procedimentos realizados fora da cidade por falta de especialização na região. O vereador acredita que Criciúma tem profissionais qualificados para que o TFD seja menos utilizado.

Daniel Antunes acredita que a legislatura é um grande “desafio” e responsabilidade por trazer temas muito importantes e pertinentes que devem ser “estudadas e pensadas antes de votadas e se tornarem leis que interferem na vida do cidadão criciumense.”

O ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, além de prometer o comprometimento com os requerimentos e com pautas relacionadas à pasta, também pede união entre os parlamentares para gestão do legislativo. “Espero que os demais colegas, os 16 vereadores e vereadoras, trabalhem unidos por uma cidade melhor”, declara.

O quadro “Vereador de Todos Os Criciumenses” é de autoria da Câmara de Vereadores de Criciúma e será veiculado semanalmente, tratando sobre os 17 parlamentares do munícipio.

Colaboração: Luan Ghisi/Câmara de Vereadores de Criciúma

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.