Quadrilha responsável por furtos em casas de alto padrão em Tubarão é desarticulada
Conforme a Polícia Civil, pelo menos nove furtos são apurados e o prejuízo total ultrapassa a R$500 mil
Uma operação policial deflagrada nos estados de Santa Catarina e Paraná, na manhã de ontem, 22, deu cumprimento a seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. O trabalho que apura furtos a residências, sobretudo de alto padrão foi realizado por meio da Divisão de Investigação Criminal de Tubarão.
Foram cerca de dez meses de investigação e segundo a Polícia Civil, o inquérito se encaminha para a fase final, pelo menos nove furtos são apurados e o prejuízo total ultrapassa a R$500 mil. Um dos suspeitos ainda se encontra foragido.
Entenda o caso
No final do ano passado e início deste ano, diversos furtos a residências ocorreram em Tubarão. A partir de então, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão instaurou inquérito policial e passou investigar os fatos. Logo de início houve a prisão em flagrante de dois indivíduos que conduziam um veículo automotor clonado e furtado na cidade de Curitiba.
Com o prosseguimento das investigações, em fevereiro deste ano, após solicitação da Polícia Civil, foram cumpridos cerca de cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Tubarão. Com base nos elementos coletados durante o cumprimento dessas medidas, a DIC conseguiu identificar uma associação criminosa que se constituiu com a finalidade de praticar furtos em diversas cidades catarinenses, visto que outros furtos foram praticados pelo bando nas cidades de Criciúma e Jaraguá do Sul.
Foi representado pela prisão preventiva de sete suspeitos de integrar a “quadrilha” e por outras buscas e apreensões domiciliares, pedidos que foram prontamente atendidos pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Tubarão.
De posse dos competentes mandados, uma parte da equipe da DIC de Tubarão se deslocou ao Estado do Paraná e, com o apoio da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (PCPR), deram cumprido a cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão nas cidades de Curitiba e São José dos Pinhais e outra parte da equipe deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão na cidade de Orleans.
Durante as buscas, uma arma de fogo, celulares e outros objetos foram apreendidos. Três dos investigados já se encontravam presos por fatos ocorridos em outras cidades, sendo diligenciado junto ao sistema prisional a fim de dar cumprimento ao mandado de prisão requerido pela DIC de Tubarão.