Psicólogos voluntários organizam ação em favor da vida
Evento no Centro de Criciúma vai marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Neste sábado, dia 10, o grupo de psicólogos voluntários do Movimento Psicologia na Rua realiza mais um evento público de conscientização e valorização da vida. Dessa vez, a ação acontecerá na Praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma, e será alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, como parte da campanha Setembro Amarelo.
A intenção dos organizadores é receber o público que passar pelo local para orientar e tirar dúvidas em relação a formas de prevenção ao suicídio. Eles também irão distribuir materiais informativos sobre o tema. “Falar sobre o sofrimento psíquico extremo, que faz com que uma pessoa às vezes não enxergue saídas, é importante justamente para mostrar que existem alternativas. Sabemos que abordar o assunto pode não ser confortável, mas é necessário. Com uma interação adequada, com respeito e empatia por quem sofre, é possível salvar vidas”, enfatiza o psicólogo Fábio Cadorin, colunista do Portal Litoral Sul.
O mês de setembro têm ações de prevenção em vários países. Milhares de voluntários se mobilizam para lutar pela causa. De acordo com a psicóloga Regina Rabelo, que integra o Movimento Psicologia na Rua, essa união de forças é fundamental para o êxito da campanha Setembro Amarelo. “Já está comprovado que as ações de conscientização bem feitas ajudam a reduzir os índices de mortes por suicídio. Esperamos que a nossa mobilização, juntamente com o trabalho de tantos outros voluntários, também possa trazer esperança aos que sofrem”, afirma.
No evento deste sábado, além de repassar orientações ao público, o grupo de voluntários vai distribuir alguns brindes, que foram ofertados por empresas que apoiam a causa da saúde mental.