Notícias de Criciúma e Região

PSA: o exame que todo homem deve fazer

Muita gente não sabe, mas a PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. Trata-se de um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o farmacêutico/ bioquímico e líder analítico do Laboratório Búrigo de Criciúma, Heverton Luiz Dalponte vai nos explicar um pouco mais sobre o PSA. Acompanhe:

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Portal Litoral Sul- Quando o PSA é solicitado?

Heverton Luiz Dalponte–  Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

 

Portal Litoral Sul- A partir de qual idade o homem deve realizar o PSA?

Heverton- Para aqueles com histórica familiar de câncer de próstata, antes dos 60 anos, se recomenda realizar esses exames, a partir dos 45 anos, entretanto, somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização do mesmo.

 

Portal Litoral Sul- Como é feito o PSA?

Heverton- No laboratório por meio de uma coleta de sangue que é colhida e feita a análise. Indicamos que a pessoa venha antes até o Laboratório Búrigo, pegue as instruções de coleta para que o exame seja realizado.

 

Portal Litoral Sul- Qual o prazo de entrega?

Heverton– No Laboratório Búrigo o exame foca pronto no mesmo dia.

 

Portal Litoral Sul- O PSA substitui o exame de toque retal?

Heverton- Não. Mesmo com a eficácia do teste de PSA, os médicos destacam a importância da realização do exame de toque. Em alguns casos pode haver alterações na próstata que não aparece no PSA. O laboratório não define o resultado, somente o médico pode avaliar.

 

 

Você também pode gostar