Notícias de Criciúma e Região

Provas do CNU, o Enem dos Concursos, são adiadas em todo o país

Concurso não ocorrerá mais no próximo domingo por causa dos fortes efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul 

O governo federal adiou nesta sexta-feira, 3 o Concurso Público Nacional Unificado ( CPU), conhecido como ‘Enem dos concursos’. A prova estava prevista para ocorrer neste domingo, 5, mas a data foi alterada por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda não há uma nova data para o concurso. Ao todo, o exame tem mais de 2,1 milhões de inscritos.

Conforme o G1, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que seria “impossível” a aplicação das provas. “A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível analisar a prova no Rio Grande do Sul. Seja pelo local de prova de dados, seja pelo posto de segurança na educação das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo”, disse a ministra.

“Não temos uma nova data. Eu quero deixar bem claro que a gente, nas próximas semanas, poderá divulgar uma nova data, mas nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite, hoje, divulgar uma nova data com segurança”, completou a ministra.

Esther afirmou que as provas já haviam sido enviadas para as capitais do país, inclusive em Porto Alegre. E, desde quinta, eram distribuídas para demais cidades dos estados com escolta de forças de segurança. Segundo a ministra, o governo pretende recolher as provas para aplicar os mesmos exames. O tema será discutido com Correios e Cesgranrio. “Em princípio, nossa ideia é tentar manter, sim, a mesma prova”, disse.

Enem dos Concursos

O CNU, chamado de ‘Enem dos Concursos’ centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece.

No concurso, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias das oportunidades disponíveis pagando apenas uma taxa de inscrição. As pessoas foram distribuídas em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Saiba mais

Instituições de Criciúma arrecadam donativos para vítimas das chuvas no RS; saiba como doar

Parte da Barragem 14 de Julho rompe no RS; Gramado está em risco de inundação, alerta governador

 

Você também pode gostar