Prouni: Criciúma lidera número de cursos nas mais de 8 mil vagas oferecidas em SC; Veja como se inscrever
Programa do Governo Federal paga de forma integral ou parcial ensino nas universidades particulares
Com o custeio bancado integralmente, ou parcialmente (50% do valor do curso) em cursos de graduação em instituições particulares , através do Ministério da Educação, o Governo Federal abriu nesta terça-feira, dia 23, o processo seletivo, do segundo semestre, do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Os interessados terão até esta sexta-feira, dia 26, para concorrerem a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. Em Santa Catarina, são 8.064 bolsas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha. A previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.
Para fazer a inscrição o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023 com a média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Criciúma lidera número de cursos ofertados em SC
Entre os cursos mais procurados, medicina é ofertado em seis cidades, com o maior número de vagas em Jaraguá do Sul (13), no Norte do estado. Também têm bolsas, instituições privadas em Joinville (3), Rio do Sul (3), Itajaí (2), Joaçaba (2) e Criciúma (1).
Em relação a oferta de cursos, confira o total nas maiores cidades de Santa Catarina:
Criciúma – 89
Blumenau – 83
Joinville – 82
Florianópolis – 69
Chapecó – 63
Itajaí – 58
Palhoça – 57
Balneário Camboriú – 56
São José – 49
Jaraguá do Sul – 35
Renda
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).