Protestos que pedem a prisão de Lula movimentam cidades nesta terça-feira

O movimento Vem Pra Rua convocou manifestações em pelo menos 100 cidades brasileiras e do exterior, nesta terça-feira, 3, para exigir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os protestos denominados “Ou você vai, ou ele volta” conta com o apoio do Movimento Brasil Livre (MBL) e ocorrem na véspera do julgamento do habeas corpus de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Criciúma, as manifestações têm início às 17 horas, na Praça Nereu Ramos, em frente à Casa da Cultura e os organizadores pedem que as pessoas compareçam vestidas de verde e amarelo. A Associação Empresarial de Criciúma (Acic), como entidade apartidária, diz que reafirma seu apoio a qualquer manifestação da população contra a corrupção e a favor da moralização em todas as instâncias de poder do país.

Nas redes sociais, o movimento que se diz “suprapartidário” dá o toque do evento. “Iremos para a rua para fazer um ex-presidente pagar por seus crimes”, diz um dos posts. Em outra publicação, o movimento afirma aqui “se o STF salvar Lula será a gota d´água”.

Entenda o caso

O ex-presidente Lula foi condenado, em segundo grau judicial, pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado no processo do tríplex do Guarujá (SP). A Justiça entendeu que ele recebeu o apartamento a as reformas no imóvel como propina dentro do esquema de desvio de recursos da Petrobras.

De acordo com o atual entendimento do STF, condenados em duas instâncias devem começar a cumprir a pena imediatamente, mesmo que ainda tenham recursos tramitando em tribunais superiores, como é o caso de Lula. Ciente de que já pode ser preso, o ex-presidente ingressou com um habeas corpus preventivo na Suprema Corte, cujo julgamento será retomado nesta quarta-feira, dia 4 em Brasília.

Confira a lista de cidades de Santa Catarina e os pontos de concentração das manifestações:

Criciúma              17h                        Praça Nereu Ramos

Blumenau           18h                        Prefeitura

Brusque              18h                        Praça em frente à Prefeitura

Chapecó              18h30                   Praça Cel. Bertaso

Florianópolis      18h30                  Trapiche Beira Mar

Itajaí                    18h30                     Rua Hercílio Luz

Jaraguá do Sul   18h                       Praça Angelo Piazzera

Joinville               18h                      Praça da Bandeira

Lages                    18h                       Calçadão Central

Mafra                   18h                      Praça Lauro Müller

Rio do Sul          18h                       Praça Hermerberto Pellizzetti

Timbó                18h                        Praça defronte ao Fórum de Timbó

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.