Proposta de alimentação saudável é desenvolvida com alunos da educação infantil

A pequena Lia Pereira Meller, cinco anos, já comia frutas, mas hoje experimenta bem mais. “Gosto de abacaxi, maçã, morango, cenoura. A mãe faz arroz, feijão e como tudo”, conta. As refeições de Lia e dos colegas da turminha de ensino integral da educação infantil Satc estão ainda mais divertidas. Estimular as crianças para que experimentem novos sabores é um desafio das professoras e nutricionista. E elas contam com uma aliada importante, a Amanda.

Amanda era uma criança linda e esperta, mas que não gostava de comer frutas, verduras e legumes. Até que um dia os alimentos ganham vida e tudo muda. A história da menina é o enredo principal do livro “Amanda no país das vitaminas”, do pediatra e escritor Leonardo Mendes Cardoso.

A obra, trabalhado durante o ano com a turminha do Integral, trouxe novos conhecimentos e uma experiência única. A oportunidade de conhecer quem inspirou Leonardo a escrever. A Amanda do livro é a filha do escritor. “Encontramos a Amanda e preparamos um material especial pra ela. Nossos alunos escreveram cartinhas e mandamos. Só não esperávamos o retorno tão positivo dela”, explica a professora Emanuele Toldo, a Manu.

O carinho da Amanda encantou a turma. Ela mandou vídeos contando um pouco de sua história. “Eu cresci, fiquei saudável e tenho um filho da idade de vocês, o Vicente, e ele adora comer frutas, verduras e legumes”, explica ela.

A turminha do integral vem aprendendo sobre os alimentos saudáveis. “Desde o ano passado implantamos o bufê onde as crianças se servem. Por isso era necessário que elas procurassem experimentar novos alimentos”, ressalta a professora Manu. Juntamente com as auxiliares Jussiara Pereira e Ana Carolina Martinello, foram desenvolvidas ações para que as crianças fossem estimuladas a experimentar.

Uma delas foi a ida à Fruteira Pinheirinho para a compra de novos alimentos que foram preparados com os pais, também foram realizadas aulas de culinária com receitas saudáveis e o plantio de mudas de alface. A nutricionista da Satc, Bruna Deolindo Izidro, conversou com a turma e ressaltou a importância que o prato tenha alimentos de pelo menos quatro cores diferentes.