Proposta de alimentação saudável é desenvolvida com alunos da educação infantil

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

A pequena Lia Pereira Meller, cinco anos, já comia frutas, mas hoje experimenta bem mais. “Gosto de abacaxi, maçã, morango, cenoura. A mãe faz arroz, feijão e como tudo”, conta. As refeições de Lia e dos colegas da turminha de ensino integral da educação infantil Satc estão ainda mais divertidas. Estimular as crianças para que experimentem novos sabores é um desafio das professoras e nutricionista. E elas contam com uma aliada importante, a Amanda.

Amanda era uma criança linda e esperta, mas que não gostava de comer frutas, verduras e legumes. Até que um dia os alimentos ganham vida e tudo muda. A história da menina é o enredo principal do livro “Amanda no país das vitaminas”, do pediatra e escritor Leonardo Mendes Cardoso.

A obra, trabalhado durante o ano com a turminha do Integral, trouxe novos conhecimentos e uma experiência única. A oportunidade de conhecer quem inspirou Leonardo a escrever. A Amanda do livro é a filha do escritor. “Encontramos a Amanda e preparamos um material especial pra ela. Nossos alunos escreveram cartinhas e mandamos. Só não esperávamos o retorno tão positivo dela”, explica a professora Emanuele Toldo, a Manu.

O carinho da Amanda encantou a turma. Ela mandou vídeos contando um pouco de sua história. “Eu cresci, fiquei saudável e tenho um filho da idade de vocês, o Vicente, e ele adora comer frutas, verduras e legumes”, explica ela.

A turminha do integral vem aprendendo sobre os alimentos saudáveis. “Desde o ano passado implantamos o bufê onde as crianças se servem. Por isso era necessário que elas procurassem experimentar novos alimentos”, ressalta a professora Manu. Juntamente com as auxiliares Jussiara Pereira e Ana Carolina Martinello, foram desenvolvidas ações para que as crianças fossem estimuladas a experimentar.

Uma delas foi a ida à Fruteira Pinheirinho para a compra de novos alimentos que foram preparados com os pais, também foram realizadas aulas de culinária com receitas saudáveis e o plantio de mudas de alface. A nutricionista da Satc, Bruna Deolindo Izidro, conversou com a turma e ressaltou a importância que o prato tenha alimentos de pelo menos quatro cores diferentes.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo