Propagação de fake news limitada: WhatsApp consegue reduzir em 70% mensagens encaminhadas no app

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Você já deve ter percebido que o WhatsApp limitou o encaminhamento de mensagens compartilhadas com frequência.  Elas são sinalizadas por uma seta dupla ao lado do aviso “encaminhada”, e o selo é atribuído a textos que são repassados cinco ou mais vezes no WhatsApp. Enquanto isso, as outras mensagens continuam sujeitas ao limite de encaminhamento para até cinco contatos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Isso faz parte de uma campanha do aplicativo para combater as notícias “fakes” que são amplamente compartilhadas na plataforma de mensagens, principalmente agora com a pandemia de coronavírus. A medida se aplica a textos compartilhados com frequência no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web.

Desde o início de abril, uma atualização limitou o reenvio de mensagens categorizadas como “frequentemente encaminhadas” para um único contato por vez. O resultado foi logo percebido e a empresa divulgou que uma redução expressiva na quantidade de mensagens altamente encaminhadas no aplicativo ocorreu no mundo inteiro. De acordo com o WhatsApp, houve uma redução de 70% no mundo número de mensagens frequentemente encaminhadas.

Para o jornalista, João Paulo Borges, especialista em Ciência Política, com 12 anos de experiência em assessoria de comunicação política, institucional e empresarial, trata-se de uma grande notícia.

“As mensagens virais ou fakes News propagadas pelo aplicativo é um problema que deve ser combatido. Desde 2018, especialmente no Brasil que as fake news se propagaram fortemente pelo aplicativo e agora também com a pandemia. O WhatsApp adotou essa medida e já colhe bons resultados. Acredito muito na força do WhatsApp para informar as pessoas, então nada melhor que informara com conteúdo útil, jornalístico e oficial e não com fake News”, considera.

Ainda segundo o jornalista, algumas pessoas estão conseguindo encaminhar mensagens para cinco contatos como era feito antes da medida. Em breve a mudança irá atingir a todos que usam WhatsApp para se comunicar e principalmente tem o hábito de encaminhar mensagens para várias pessoas”, destaca.

O que se pode ainda esperar do WhatsApp

Aplicativo está constantemente mudando e anunciando novas medidas, uma delas, conforme Borges poderá entrar em vigor em pouco tempo. “Quando você recebe uma mensagem que o sistema do WhatsApp identifica como fake news, a pessoa terá a possibilidade de pesquisar sobre aquele assunto direto no google. Uma outra medida muito importante é de viabilizar pagamentos direto pelo aplicativo”, finaliza.

 

 

 

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

#aplicativo, fake new, whatapp

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo