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Prontuário afetivo aproxima pacientes com Covid-19 aos profissionais de saúde do São José

Pacientes internados em UTI e enfermaria tem suas preferências pessoais registradas; e no momento da alta, as doses necessárias de afeto são descritas pelos profissionais de saúde

Práticas que proporcionam humanização são sempre bem-vindas em lugares, onde a luta pela vida é o principal motivo. Estar atento às necessidades dos pacientes internados, quanto as prescrições de medicamentos, atividades fisioterapêuticas, entre outros aspectos ligados ao tratamento é fundamental para sua melhor recuperação. Com isso, médicos e enfermeiros, também estão atentos em fazer algo a mais para que esta recuperação seja rápida.

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Inspirado por colegas de outras instituições de saúde, o serviço de enfermagem do Hospital São José, resolveu criar o prontuário afetivo do paciente internado na Unidades de Terapia Intensiva UTI), para tratamento contra a Covid-19. Neste material impresso no próprio hospital, a equipe busca com a família informações sobre os gostos e preferências dos pacientes.

“No momento da internação já sabemos algumas coisas, mas, para o prontuário afetivo, pedimos a autorização do familiar e listamos o que o paciente gosta, como por exemplo, o tipo de música, hobby, comida; enfim, suas preferências e anotamos em um prontuário”, conta a enfermeira responsável pelas UTI´s do HSJosé, Thamiris Masiero da Luz. “Temos muito amor e carinho pelos pacientes e pelo nosso trabalho como um todo, e saber sobre suas preferências nos aproxima ainda mais”, diz ela.

Hermes Bueno Biranoski, ficou oito dias internado, se recuperando da Covid-19; ao sair, além de todo carinho da equipe, o paciente não levou apenas suas recomendações médicas, horários de remédios, entre outras informações. “Levei também, um receituário afetivo com dicas importantes”, disse ele.

Segundo a equipe de enfermagem, muito mais que saber sobre as preferências dos pacientes, entender o gosto e o que os deixa felizes, pode ser uma dica, para quem sabe, trazer esta alegria para eles quando estiverem acordados.

“Certa vez, tivemos um paciente que acordou após um tempo em estado grave. Ele nos pediu um refrigerante e claro, atendemos o pedido. Ver a alegria dele quando recebeu a surpresa, não teve preço”, disse a equipe.

A gerente de enfermagem do HSJosé ,Thamilis Csunderlick comenta. “A gente entende e sabe que são momentos difíceis, tentamos, por meio deste receituário afetivo, demonstrar para os pacientes que eles devem continuar nesta corrente do bem; por isso sugerimos que tenham momentos felizes em família como risadas e muita união”, finaliza.

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